top of page

Vereador Rogério Suíno apresenta projeto para incentivo à implantação de hortas comunitárias


A união de moradores para criação de hortas comunitárias já é política pública em algumas cidades brasileiras. E é isso que o vereador Rogério Suíno está buscando quando apresentou um Projeto de Lei instituindo o Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias no Município de Leopoldina.


Segundo Rogério Suíno “usar os terrenos que estão totalmente ociosos na produção de alimentos vai ajudar famílias de baixa renda, sobretudo, neste momento em que a pandemia agrava a fome entre os brasileiros".


Segundo pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), hoje 19 milhões de brasileiros estão passando fome e 116,8 milhões vivem em situação de insegurança alimentar, ou seja, não têm acesso pleno e permanente a alimentos.


Além de ajudar a combater a fome, plantar em áreas vagas é uma forma de melhorar espaços da cidade que costumam virar pontos de droga e de consequente, insegurança para a população. Uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, apontou que revitalizar tais espaços contribui para reduzir os níveis de criminalidade, violência e estresse. Os mesmos pesquisadores também descobriram que terrenos baldios transformados em áreas verdes ajudam na saúde mental.


Hortas comunitárias ainda ajudam a fortalecer os laços entre moradores de uma comunidade. Fortalecer redes de cultivo próprio de alimentos é possível, eficaz e gera autonomia.

Comments


bottom of page