top of page

Vereador Carlos André apresenta projeto para financiar apoio a vítimas de violência doméstica


O vereador Carlos André apresentou um Projeto de Lei nº 49/22 onde institui no Município de Leopoldina, o Programa Mulher Livre, destinado ao apoio na geração de emprego e renda às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.


As relações conjugais marcadas pela violência à mulher no âmbito doméstico, atinge de forma brutal a saúde física, psicológica e social da mulher, impedindo, quase sempre, seu desenvolvimento e o exercício da cidadania.


Romper com essa situação torna-se algo complexo e difícil, principalmente em decorrência da dependência financeira existente. Pesquisas comprovam que grande parte das mulheres em situação de violência doméstica não procuram ajuda, e as mulheres que conseguem romper essa barreira, desistem, podendo considerar que uma das principais razões é o medo de não conseguir sustentar a família por conta própria, já que muitas vezes a mulher depende economicamente do companheiro, inclusive no sustento dos seus filhos.


Para interromper esse ciclo vicioso é importante reconhecer que essas mulheres estão em situação de vulnerabilidade financeira, sendo de extrema importância dar-lhes suporte através da oportunidade do emprego com encaminhamento prioritário, que deverá ocorrer com extrema discrição para que essas mulheres não sejam expostas pelos fatos que vivenciaram.


Por fim, obter uma renda pode ser o caminho mais curto para que as mulheres em situação de violência doméstica encerrem o ciclo de violência, meio que estão inseridas.

O projeto de lei está sendo analisado pelas comissões da Câmara de Vereadores para receber os pareceres para a sua votação em plenário.


Comments


bottom of page