top of page

Vacinação contra covid-19 ultrapassa marca de 10 milhões de primeiras doses aplicadas no estado

No sétimo mês da maior operação de vacinação da história de Minas Gerais, 62,23% da população acima de 18 anos já recebeu a imunização inicial


Com uma média móvel de 224 mil doses aplicadas diariamente, Minas Gerais inicia o mês de agosto com 10.199.777 pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, o que representa 62,23% de pessoas acima de 18 anos vacinadas. Referente às doses únicas ou segunda dose, foram 4.196.551 pessoas imunizadas, cobertura vacinal de 25,6%.


Na avaliação da diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Marcela Ferraz, esse é um marco muito importante de uma campanha que tem sido promovida desde janeiro de 2021. “Agora já começamos a observar um reflexo positivo da vacinação, com queda em indicadores importantes relacionados à covid-19, como a redução nas internações, no número de óbitos e de municípios que registram mortes pela doença”, aponta.


O Governo de Minas pretende imunizar todas as pessoas acima de 18 anos com a primeira dose até o fim de setembro. A cobertura depende do envio de doses suficientes pelo Ministério da Saúde.


Segunda dose e prevenção


A SES-MG reforça que é importante que a população fique atenta ao calendário de vacinação em sua cidade. É preciso procurar as unidades de saúde para receber a primeira dose e retornar dentro do período estipulado para a segunda. “Somente com imunização completa (duas doses) temos a proteção individual e contribuímos para a proteção coletiva”, reforça Marcela Ferraz.


Os cuidados preventivos, como uso de máscaras, distanciamento social e higiene das mãos, devem continuar, mesmo para as pessoas que já tomaram a segunda dose, até que se atinja alta cobertura vacinal de toda a população.

Kommentare


bottom of page