top of page

Unidades Regionais de Saúde alinham metas para 2022

Planejamento das entregas ocorreu no IV Encontro Gerencial com Regionais de Saúde


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou nos dias 14 e 15/12 o IV Encontro Gerencial com Regionais de Saúde, que contou com a participação dos dirigentes das 28 Unidades Regionais e assessores de governança regional, responsáveis pela integração e condução do planejamento para 2022 em seus territórios. Durante o evento, que ocorre a cada dois meses, foi possível fazer uma retrospectiva de 2021 e das entregas para a sociedade.


Na abertura do evento, o secretário de Estado Adjunto de Saúde, André Luiz Moreira dos Anjos, apontou a obrigação da atual gestão de “entregar um estado, uma Secretaria de Saúde e uma rede de saúde melhor para a população”. O secretário-adjunto lembrou que, apesar do cenário adverso imposto pela pandemia da covid-19, houve um grande empenho do governo de Minas para a abrir e manter leitos em funcionamento, com equipamentos, medicamentos e insumos.


“No pior momento da pandemia, tivemos um esforço muito grande para aquisição de kit intubação e sua distribuição, o que foi possível devido à parceria com as Regionais de Saúde e os municípios e é o que precisa ser mantido em 2022”, apontou.


André Luiz Moreira dos Anjos destacou ainda que a SES-MG chega ao fim do ano com todas as despesas pagas e sem novas dívidas junto aos municípios, cumprindo o mínimo constitucional de investimentos em saúde de 12% da receita bruta do Estado. Além disso, foi possível também criar programas para a Atenção Primária, Secundária e Alta Complexidade, fortalecer o transporte em saúde e a assistência farmacêutica com a descentralização do fornecimento de fármacos. Em 2021, foi também possível, segundo o secretário, “focar no incentivo real de recursos financeiros para a vigilância, que nos mostrou ser essencial, não só para enfrentar a pandemia da covid-19, mas outras epidemias que podem surgir”.


Planejamento regional


Dos cerca de 5.000 servidores da pasta, 3.589 trabalham nas 28 Unidades Regionais de Saúde, o que mostra a importância de se traçar um planejamento integrado para as ações da Secretaria. No encontro, os dirigentes regionais e os assessores de governança realizaram o planejamento das entregas para o ano seguinte em cada uma das sete áreas de atuação regional – vigilância epidemiológica, sanitária, gestão, governança, atenção à saúde, regulação e assistência farmacêutica.


Para 2022, o subsecretário de Gestão Regional, Darlan Venâncio Thomaz Pereira, apontou que o principal objetivo é padronizar os processos de trabalho. “Queremos que os serviços, os processos das Unidades Regionais de Saúde estejam padronizados. Que eu entre em uma região do Norte do Estado, no Sul e tenha certeza que estou entrando na Secretaria de Saúde de Minas Gerais", concluiu o gestor.


Por Jornalismo SES

Comments


bottom of page