Tuberculose tem cura e tratamento garantido pelo SUS
Preconceito e abandono do tratamento é um dos principais desafios para o controle da doença
A tuberculose é uma doença que ainda acomete muitas pessoas ao redor do mundo e mantém elevado número de óbitos. Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) mostram que, somente em 2021, foram notificados 4.011 casos de tuberculose em Minas Gerais, sendo que 276 pessoas vieram a óbito.
Apesar disso, a doença tem cura; e o diagnóstico e o tratamento estão disponíveis em qualquer Unidade Básica do Estado pelo Sistema Único de Saúde.
Segundo Maíra Veloso, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da SES, o preconceito e o abandono do tratamento são os principais desafios para o controle da doença.
“Muitas pessoas acreditam que a doença já foi erradicada, mas isso não é verdade. A tuberculose ainda preocupa e deve ser combatida. O desconhecimento e a falta de informação são desafios para o controle da tuberculose. Compreender a forma de transmissão, os sintomas, e entender que a doença é tratável e curável é fundamental para que haja redução do preconceito e discriminação”, explica a coordenadora.
Commentaires