Transferência bancária por DOC chega ao fim nesta segunda-feira
A partir das 22h desta segunda-feira (15), a transferência bancária por meio do Documento de Ordem de Crédito, popularmente conhecido como DOC, chega ao fim. Após quatro décadas de existência, os bancos deixarão de oferecer o serviço de emissão e agendamento do DOC tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Essa mudança também se aplica à Transferência Especial de Crédito (TEC), modalidade utilizada pelas empresas para o pagamento de benefícios aos funcionários.
O FIM DO DOC E DA TEC
No ano passado, as instituições bancárias anunciaram o fim do DOC como forma de transferência. A data máxima de agendamento por este serviço foi estabelecida para o dia 29 de fevereiro de 2024. Após essa data, os bancos encerrarão definitivamente o sistema, processando todos os pagamentos agendados até então.
O DOC, criado em 1985, permitia a transferência de recursos até as 22h, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte à ordem. Caso a transferência fosse realizada após esse horário, a conclusão só ocorria dois dias úteis depois. Ao longo dos anos, o DOC perdeu espaço para outras modalidades de transferência, especialmente o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central que não possui custos para pessoas físicas.
Commentaires