top of page

Taxa de iluminação pública já rendeu mais de R$ 1 milhão em 05 meses


No período de 01 de janeiro a 31 de maio de 2019 – a arrecadação do município de Leopoldina com a contribuição para custeio do serviço de iluminação pública (Cosip), conhecida como taxa de iluminação pública, foi de R$ 1.410.386,53 (Hum milhão, quatrocentos e dez mil, trezentos e oitenta e seis reais e cinquenta e três centavos).

O valor é referente à cobrança incluída na conta de energia elétrica de cada consumidor leopoldinense, com média mensal de arrecadação superior a 250 mil reais.

A taxa é lançada e cobrada mensalmente na fatura da conta de energia. Esta cobrança ocorre independentemente se o serviço de iluminação pública atende aos moradores satisfatoriamente ou não.


A taxa de iluminação pública (Cosip) deve ser direcionada para a melhor qualidade de vida dos moradores, principalmente durante as atividades noturnas. Ela também constitui um importante componente para a segurança pública da população, no que se refere ao tráfego de veículos, pedestres e a prevenção da criminalidade.


Revoltados e indignados, os leopoldinenses também têm se manifestado contra os constantes aumentos da energia elétrica, que refletem no acréscimo da taxa de iluminação pública.


O alto valor arrecadado mensalmente, nos cinco meses de 2019, não tem conseguido atender a demanda da população, que continua clamando por melhorias nos serviços de iluminação pública, em todas as vias dos bairros e distritos, além das praças e demais espaços públicos.

Comments


bottom of page