SAMU poderá contar com helicóptero para atendimento de urgência e emergência
A possibilidade dos municípios consorciados ao SAMU 192- CISDESTE terem um helicóptero para atendimento de urgência e emergência está cada dia mais próximo de ser realizada. Na tarde de ontem, durante a I Assembleia Extraordinária, o projeto de construção do hangar que será base para o helicóptero foi aprovado pelos prefeitos e seus representantes, que lotaram o auditório do CISDESTE.
O projeto foi apresentado pelo Comandante do Terceiro Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Winderson Alain Moura.
Também estiveram presentes na Assembleia o presidente do CISDESTE, Edson Teixeira Filho, o Presidente do Conselho Fiscal, Vagner Fonseca Costa, o Secretário de Saúde do Município de Juiz de Fora, Ivan Charles Fonseca Chebli, o Coordenador Regional das Promotorias de Defesa da Saúde da Macrorregião Sudeste, Dr. Rodrigo Ferreira De Barros, além do Secretário Executivo, Denys Arantes Carvalho e do Diretor Técnico, Homero Augusto Da Silva Calderaro.
O terreno para o Hangar foi doado pelo Município de Juiz de Fora e está localizado no Aeroporto da Serrinha. A construção do projeto, que contempla uma base de salvamento para o SAMU e o Corpo de Bombeiros, foi orçado em R$ 4.677.548,13 e será rateado pelos municípios, no valor de R$ 1,53 por habitante.
Conforme o Presidente, Edson Teixeira Filho, trata-se de um momento histórico, que trará melhorias significativas no atendimento à urgência e emergência. "Não é uma despesa, é um investimento a favor da população".
Em seu discurso, o Promotor Rodrigo Barros falou da importância da vinda do helicóptero para a região. “Para muitos municípios, o valor investido para a construção será menor que o custo de internação para salvar apenas uma vida”, explicou.
Em sua apresentação, o Secretário Executivo do Cisdeste lembrou das vidas que já foram salvas com o socorro aeromédico na região, como em Caparaó, em que um recém-nascido, com menos de 15 dias, precisou ser transferido para uma UTI em Belo Horizonte e e uma criança de 4 anos que sofreu queimaduras de 2º e 3º graus em São Francisco do Glória.
Comments