top of page

Reta final da primavera com temporais de Norte a Sul do Brasil


A última segunda-feira da primavera promete se despedir a rigor, com temporais de Norte a Sul do Brasil. Lembrando que as nuvens de chuva estão sendo formadas por diferentes sistemas meteorológicos.


Temos a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), orientada do Sudeste ao Norte, temos ainda uma frente fria entre a costa do Rio De Janeiro e do Espírito Santo, um Sistema de Baixa Pressão na Região Centro-Oeste e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mais ao norte do país.


PREVISÃO DO TEMPO PARA 19/12/2022


Poucas áreas com tempo firme pelo Brasil, nesta segunda-feira. O sol deve aparecer com poucas nuvens na região de Uruguaiana (RS) e de Salvador ao Ceará. As demais áreas do Brasil ficam sujeitas as pancadas de chuva, com diferente intensidade e em diferentes períodos do dia. No estado de São Paulo, tempo fechado na capital, Sorocaba, Vale do Ribeira e litoral de SP. Nas demais áreas do estado, a chuva pode vir em vários períodos do dia, com aberturas de sol. Todo estado paulista está sujeito a tempestades. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua favorecendo as nuvens de chuva sobre Minas Gerais e o Espírito Santo. Além disso, uma frente fria avança pela costa do Sudeste, contribuindo para as instabilidades. Há risco para temporais em todo estado mineiro, inclusive em Belo Horizonte. Chuva volumosa, podendo causar transtornos como alagamentos, enchentes e deslizamentos está prevista para Juiz de Fora e em áreas de divisa com o Espírito Santo, além da maior parte do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, todo o estado do Espírito Santo, bem como a Grande Vitória.


Já no Sul do Brasil, tempo fechado do litoral norte de Santa Catarina a faixa leste do Paraná, inclusive em Curitiba. Há risco para tempestades da serra gaúcha ao norte paranaense.


ALERTAS METEOROLÓGICOS PARA 19/12/2022


Alertas Tempestades com ventania: estão previstas para toda a Região Sudeste, praticamente todas as áreas do Centro-Oeste, da serra gaúcha ao norte do Paraná, centro-sul do Tocantins e oeste da Bahia.


Pegando as capitais: Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília e Palmas.


Perigo: Chuva frequente e volumosa, podendo acarretar transtornos, como alagamentos, enchentes e deslizamentos, no Espírito Santo e na maior parte do Rio de Janeiro, inclusive na capital capixaba e fluminense. Assim como em Juiz de Fora (MG) e na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo


Rajadas de vento variando em média de 50 a 70 km/h nas áreas dos temporais.

Chuva de moderada a forte intensidade com raios do interior da Bahia a Roraima e do oeste do Mato Grosso ao Amazonas.

Comments


bottom of page