Região Sudeste tem aumento das instabilidades e risco de temporais em vários estados
- jornalzonadamataon
- há 2 horas
- 2 min de leitura

As condições do tempo na Região Sudeste do Brasil indicam aumento das instabilidades atmosféricas, com risco de temporais em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A combinação de calor, umidade elevada, influência marítima e a atuação de um cavado em médios níveis da atmosfera favorece a formação de nuvens carregadas ao longo do dia.
Há possibilidade de chuva mais fraca na faixa litorânea e no oeste paulista, além de pontos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, principalmente devido à influência marítima. No leste e nordeste de Minas Gerais, a chuva ocorre pela manhã, mas as instabilidades ganham força no decorrer do dia.
A previsão aponta chuva de moderada a forte intensidade em grande parte do estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, além das regiões oeste, noroeste, centro-sul e Zona da Mata de Minas Gerais, bem como em grande parte do território fluminense. O risco de temporais é maior no norte, nordeste e leste paulista, interior, sul e serra do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro, sul e Zona da Mata mineira.
No Espírito Santo, assim como no leste, norte e nordeste de Minas Gerais, a chuva tende a ocorrer de forma mais fraca. Já nas demais regiões mineiras, o tempo permanece mais firme, com aberturas de sol e elevação das temperaturas. Entre a Região dos Lagos e o litoral norte fluminense, as rajadas de vento podem variar entre 40 e 50 km/h.
São Paulo (SP)
No estado paulista, a manhã deve ser de tempo mais firme na maior parte das cidades, com chance de chuva fraca apenas em pontos isolados. A partir da tarde, as pancadas aumentam, podendo ocorrer de forma moderada a forte, com risco de temporais e trovoadas no norte, nordeste e leste do estado. No sudeste e no sul paulista, a chuva tende a ser mais fraca, com períodos de sol. Na capital, há possibilidade de nevoeiro durante a madrugada. O sol aparece pela manhã e, ao longo do dia, ocorrem pancadas de chuva moderadas a fortes. A temperatura máxima pode chegar aos 29 °C.
Rio de Janeiro (RJ)
No Rio de Janeiro, há possibilidade de nevoeiro durante a madrugada. Pela manhã, o sol aparece entre poucas nuvens. À tarde, são esperadas pancadas de chuva, seguidas de chuva rápida à noite. A temperatura máxima pode alcançar os 34 °C.
Belo Horizonte (MG)
Na capital mineira, o dia começa com sol entre nuvens. Ao longo da tarde e da noite, há chance de chuva fraca. A temperatura máxima prevista é de 28 °C.
A recomendação é que a população fique atenta às atualizações da previsão do tempo e aos alertas da Defesa Civil, especialmente nas áreas com risco de temporais.





Comentários