Regional de Leopoldina participa de encontro que discute cenário da covid-19 na Macrorregião Sudeste
- jornalzonadamataon
- 15 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, os refeitos e secretários de saúde dos municípios da Macrorregião Sudeste, representantes do Ministério Público (MP) reuniram-se com o secretário de estado de saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, para atualizar o cenário da covid-19, na região. Durante o encontro, realizado no dia (17/11) por videoconferência, mostrou-se o cenário epidemiológico e a situação assistencial, além disso, falou-se do aumento do número de casos e da taxa de incidência da doença, nos últimos dias.
As medidas preventivas de higienização e distanciamento continuam sendo a forma mais eficaz de se evitar a doença e seu contágio; preservando vidas e evitando uma possível sobrecarga do sistema de saúde e da assistência hospitalar. Nesse sentido, o Secretário de Estado reforçou o pedido de atenção às medidas preventivas e apoio dentro da macrorregião para conter o avanço da doença e amenizar a demanda por atendimentos hospitalares.
O gerente regional de saúde de Leopoldina, Renan Guimarães de Oliveira, destacou a importância do encontro. “A reunião foi bastante produtiva e proporcionou a atualização de algumas informações importantes. Reforçou a necessidade de maior alerta e atenção por parte dos gestores municipais nas medidas preventivas, de orientação, de conscientização e de mobilização da comunidade para o enfrentamento da covid-19”, pontuou.
Algumas ações realizadas para o enfrentamento da pandemia na região
Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desenvolveu diversas ações para diminuir a propagação da covid-19 e aumentar a assistência à população, apoiando as Unidades Regionais de Saúde do estado.
Foram discutidas e planejadas de forma detalhada ações para enfrentar a doença, dentro do Plano de Contingência da GRS/Leopoldina e dos municípios, os três hospitais de referência da região receberam 32 leitos de UTI, para tratamento exclusivo de pacientes afetados pela covid-19. Foram cedidos, pelo Governo do Estado aos hospitais da região, cardioversores e respiradores pulmonares, além de monitores que auxiliam no tratamento e cuidado da população.
Também, dentre as ações da SES-MG, houve a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para várias unidades de saúde da região, além de reforço na divulgação e veiculação de informações sobre as formas de prevenção da covid-19.
Por Gustavo Santos Ribeiro
コメント