Prevenção e combate ao Aedes movimenta os municípios da Regional de Saúde de Leopoldina
Ações do Dia D são coordenadas pela SES-MG em parceria com as secretarias municipais de Saúde
Cidades mineiras se uniram no combate ao Aedes aegypti, em busca de reduzir o número de casos da maior epidemia de arboviroses da história de Minas. Para enfrentar este cenário, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove, em conjunto com quatro municípios da Unidade Regional de Saúde Leopoldina, o segundo Dia D do movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito na sexta-feira, 22/3.
Profissionais de saúde da Regional de Leopoldina foram mobilizados, juntamente com a população dos municípios, para eliminar os focos do mosquito, principal estratégia para reduzir o número de casos das arboviroses dengue, zika e chikungunya e os óbitos evitáveis. As arboviroses são doenças causadas por arbovírus e transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Nos municípios de Além Paraíba, Estrela Dalva, Pirapetinga e Santo Antônio do Aventureiro, foram realizadas ações de mobilização social, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Rede Estadual de Ensino e Polícia Militar de Minas Gerais.
A importância dos cuidados diários no combate ao mosquito foi ressaltada pela gerente regional de Saúde de Leopoldina, Rafaela Chiconeli Mana Valério. “O Dia de D é muito importante para que todos nós estejamos mobilizados em um só um objetivo: o combate ao mosquito que transmite várias doenças, como a dengue”, disse a gerente.
A programação completa do movimento Minas Unida no Combate ao Aedes e outras informações podem ser conferidas no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes.
Comments