top of page

Prefeituras precisam investir na inclusão digital e social para implantação das cidades inteligentes

Com a pandemia acelerando a transformação digital dos municípios, cresce também a necessidade de atender cidadãos excluídos do mundo virtual. Diretor-presidente da Prodabel falou sobre o tema nesta quinta-feira (11) em entrevista ao RCD Cidades



Investir em projetos de inclusão digital é um eixo fundamental nas cidades que trabalham para se transformar em inteligentes. Em um país em que quase 50 milhões de brasileiros não têm acesso à internet, a nomenclatura se confunde com a exclusão social dessas pessoas nos dias atuais, em meio à pandemia que vem acelerando a transformação digital dos serviços públicos.


E não se trata somente prover o acesso. Para o diretor presidente da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel), Leandro Garcia, a tecnologia terá um papel fundamental na retomada do desenvolvimento socioeconômico das cidades. “Seja incluindo as pessoas que vão precisar acessar os serviços que foram migrados para o online, seja como possibilidade de gerar trabalho e renda. A pandemia mudou o rumo e as possibilidades da tecnologia”, disse Garcia, nesta quinta-feira, em entrevista ao RCD Cidades, o programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho. “À medida que as coisas migram para mundo digital, quem está fora dele está fora de muito mais coisas. Essa importância da inclusão digital tem aumentado e a tendência é aumentar ainda mais. Você não pode deixar mais as pessoas de fora”, observa.


De acordo com o diretor-presidente da Prodabel, os projetos de capacitação precisam ser adaptados a cada realidade. Ele cita ações desenvolvidas na capital mineira direcionadas para terceira idade, crianças e jovens. “Não só ensinar, mas também a serem produtoras de tecnologia”, argumenta sobre a formação de mão de obra para o setor de tecnologia.


Ainda segundo Garcia, o passo para uma cidade mais conectada e inteligente é a automação dos processos, com a tecnologia sendo utilizada de forma transversal na administração pública municipal. São serviços cada vez mais digitais, fornecendo dados para a tomada de decisão e que contribuem para implantação de ferramentas que facilitam o dia a dia.


O diretor da RCD, José Marinho, lembra que o foco de se investir na modernização das cidades deve ser sempre em melhorar a qualidade de vida das pessoas. “O que a Rede Cidade Digital busca, agora de forma virtual também, é trazer o máximo de informações, de diversos Estados e cidades brasileiras, para que haja essa interação e conhecimentos que contribuam para a formação de políticas públicas que transformem cada localidade no melhor lugar do mundo para se viver”, ressalta o diretor.


Fonte: Rede Cidade Digital


Comentários


Logo Zona Mata ZM Nova (1).png

© 2019 by GNR Comunicação e Marketing

bottom of page