Prefeitura de Muriaé cede tratores a produtores rurais para auxiliar no plantio de sementes
Os interessados devem protocolar o pedido junto à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Projeto começou em julho.
A Prefeitura de Muriaé está cedendo tratores, em sistema de rodízio, para pequenos produtores rurais. A ação tem o objetivo de contribuir no arado e preparo da terra que receberá plantio de sementes e assim melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares do município, visando ainda agilizar a produção de grãos e acelerar a economia no campo.
Os tratores são disponibilizados para as propriedades cadastradas no programa da Agricultura Familiar. O projeto, denominado "Patrulha Mecanizada", ocorre na cidade desde julho e é coordenado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Para realizar o serviço de gradear e arar a terra é preciso protocolar o pedido na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou procurar o almoxarifado da Prefeitura, que fica na Rua Francisco Theodoro Filho, Bairro São José.
"Desta forma, o setor de Planejamento e Gestão Territorial poderá organizar um cronograma de atendimento", afirmou a Prefeitura.
Benefícios
O plantio de grãos pode ser feito de forma manual, com enxadas ou plantadeiras, porém com o serviço da patrulha mecanizada, a atividade que teria a duração de um dia inteiro é resolvida em poucas horas, conforme divulgado pela Prefeitura.
Os tratores garantem agilidade no serviço para a semeadura de milho, amendoim, mandioca, capim, entre outros cultivos.
Nós estamos ajudando o pequeno produtor para que impulsione o tempo de produção e, assim, possa colher com mais rapidez e qualidade a safra, melhorando a renda familiar”, informou a chefe do setor de Planejamento e Gestão Territorial da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Silvia Pazotti.
O projeto
A ação ocorre em Muriaé desde julho deste ano, época em que os produtores começaram o preparo para a semeadura.
O trabalho já foi concluído nas regiões do Divisório, São Fernando, Rio Preto, Sossego, Fazenda Boa Vista (Dona Ieda) e Fazenda Mikamay, e em propriedades localizadas nos distritos de Boa Família, Itamuri, Pirapanema e Vermelho.
*G1 Zona da Mata
Comments