top of page

“Precisamos de cinema em nossa cidade”

Idealizador do Festival de Cinema Infantil “É Tudo Criança” Iano Almeida Oliveira fez um balanço bastante positivo do seu projeto


Durante 04 dias a cidade de Leopoldina, foi palco para o cinema nacional voltado para o público infantil. O Festival de Cinema Infantil É TUDO CRIANÇA atingiu cerca de 1200 pessoas, entre crianças, professoras, familiares e público amplo.

Durante estes dias, para além das sessões educativas em que participaram cerca de 1.000 crianças de escolas da cidade, foram também produzidos 08 filmes de curta-metragem em duas oficinas de cinema. Crianças ocupando as telas, crianças ocupando as salas de cinema, e crianças ocupando o por trás das câmeras.


Leopoldina tem dois prédios de cinema, mas não tem nenhum cinema em funcionamento. Em parte, por conta deste cenário, se faz necessário a realização do Festival de Cinema Infantil É TUDO CRIANÇA, que se propôs, na sua primeira edição, a dar acesso ao cinema para crianças de 04 a 10 anos de idade da cidade de Leopoldina.

Para além de muitas crianças terem tido o contato com a telona pela primeira vez, foi o momento de experimentar o cinema enquanto construtor de novas possibilidades para o mundo contemporâneo. Tudo com muita brincadeira, nos 04 dias de Festival a magia da sétima arte e o brilho nos olhos fizeram com que as crianças abrissem olhos e ouvidos para o universo infantil, exposto na telona do Festival.


Cerca de 120 crianças puderam experimentar a criação e 08 filmes curtas-metragens durante o É TUDO CRIANÇA, promovendo as infâncias como criadoras de suas próprias narrativas, através de Oficinas de Cinema. As produções podem ser acessadas em: https://bit.ly/2P67x14


O É TUDO CRIANÇA se preocupa com o desenvolvimento sustentável da nossa cidade, com o acesso a arte, cultura e educação para todos os moradores de Leopoldina, bem como promove um mundo melhor, onde, principalmente, as infâncias não se percam do caminho da solidariedade, da brincadeira, da magia e da capacidade de sonhar. Que as crianças não estejam mais em agonia no mundo globalizado.


Nesta primeira edição do Festival de Cinema Infantil É TUDO CRIANÇA extrapolamos a capacidade de público na sala de projeção do Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira em quase todas as sessões. Precisamos de um grande espaço para as artes em nossa cidade. Precisamos de cinema!


Durante os 04 dias de programação tivemos 54 horas de programação de cinema para a criançada, seja produzindo filmes, assistindo ou refletindo sobre. Em uma ação especial, em parceria com o IEF (Instituto Estadual de Floresta), distribuímos após sessões de filmes com temática sobre meio ambiente e infâncias, mais de 200 mudas de jamelão, gerando um impacto ambiental positivo a médio prazo na cidade.







Comentários


bottom of page