top of page

Pancadas de chuva aliviam secura de agosto em quase todo o país

Uma frente fria está no litoral da Bahia e estimula a formação de áreas de instabilidade sobre o interior baiano, em parte do Sudeste, do Centro-Oeste e no Tocantins.

Houve uma mudança na circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, fazendo com o ar úmido se espalhasse pelo interior do Brasil. Esse aumento de umidade e o calor está permitindo o crescimento de nuvens de chuva em muitas áreas do Brasil onde raramente chove em agosto.


Uma grande e forte massa de ar frio de origem polar está na costa do Sul e Sudeste. O vento provocado por este sistema entre frio e úmido sobre estas regiões dificultando a elevação da temperatura e mantendo grande quantidade de nuvens nas áreas próximas ao mar


A recente passagem de uma frente fria avança pelo Sudeste deixou áreas de instabilidade e muita umidade sobre toda a Região. Há condições para chuva em todos os estados.


O dia fica nublado, com chuva frequente e temperatura baixa no litoral de São Paulo, na Zona da Mata Mineira, no Vale do Rio Doce (MG), em todo o estado do Rio De Janeiro e no Espírito Santo. Dia nublado e com chuviscos no leste de São Paulo (inclui a Grande São Paulo), mas o sol pode aparecer à tarde.


No centro, oeste e norte de São Paulo e nas demais regiões de Minas Gerais (inclui a Grande Belo Horizonte), o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora.


Atenção para a chuva moderada a forte e raios no litoral do Paraná e de São Paulo, no centro de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, no Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha e norte de Minas, no Espírito Santo, no sul, sudoeste e oeste da Bahia, no Tocantins, no sul do Maranhão, em Goiás, no leste de Mato Grosso, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul, oeste do Amazonas e de Roraima.

Comments


bottom of page