top of page

Palestra promove Dezembro Vermelho na GRS de Leopoldina

  • jornalzonadamataon
  • 15 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

O mês de dezembro é marcado por uma campanha muito importante no calendário de datas comemorativas da saúde. Neste mês, é celebrado o Dezembro Vermelho, no qual as medidas de prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) são reafirmadas. Diante disso, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, promoveu no dia 16/12, palestra para discussão dos serviços de saúde relativos ao tema, para a qual foram convidadas as referências técnicas em IST’s dos quinze municípios da região.


A apresentação foi iniciada pela enfermeira e coordenadora do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids de Além Paraíba, Keithylane Souza Lobo. A primeira parte de sua apresentação tratou da Mandala de Prevenção Combinada de IST’s. O sistema busca conter a disseminação das infecções e evitar o aparecimento de novos casos. De acordo com a mandala, deve ser adotado um conjunto de medidas concomitantes, tais como: testagem rápida dos pacientes suspeitos; uso de preservativo masculino ou feminino e gel lubrificante; profilaxia pós-exposição e pré-exposição e imunização para as patologias nas quais há essa possibilidade, hepatites B e o Humam Papiloma Virus (HPV), por exemplo.


Na segunda parte de sua palestra, a coordenadora abordou o preconceito sofrido por portadores de HIV/Aids. Para contextualizar sua análise, Keithylane construiu o panorama desde o aparecimento da patologia e relatou que a discriminação, embora sem fundamento, ainda está presente em nossa sociedade. “Acompanho a luta dos pacientes, estamos entrando em 2021 e ainda há preconceito. São estigmatizados inclusive por profissionais de saúde. Fica aqui meu pedido para lutarmos todos juntos contra o preconceito”, relatou.


A enfermeira e referência técnica do programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis da GRS de Leopoldina, Priscila Câmara de Moura, apresentou os dados relativos às IST’s da região e destacou a relevância do encontro. “O evento foi importante para avaliar o cenário epidemiológico das IST's/AIDS nos municípios de abrangência da GRS, para refletir sobre as ações de saúde que temos desenvolvido e possibilitar a troca de conhecimentos em busca de melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento à população”, finalizou.


Por Gustavo Santos Ribeiro


Comments


Logo Zona Mata ZM Nova (1).png

© 2019 by GNR Comunicação e Marketing

bottom of page