top of page

Outubro de 2023: Mais chuva no Sul e calorão no Brasil

Depois da forte onda de calor da segunda quinzena de setembro, há uma grande expectativa do que poderá vir em outubro, já que este é mês tipicamente de picos de calor no Brasil.



O histórico de calor do Brasil mostra que muitas temperaturas extremas ocorreram em outubro. O mais recente e melhor exemplo é a onda de calor histórica que o Brasil viveu na primavera de 2020, que reescreveu a Climatologia de calor extremo no país.


A maior parte da precipitação na Região Sudeste durante o mês de outubro será da forma convectiva, isto é, provocada pelo calor. As altas temperaturas podem provocar temporais, chuvas intensas de curta duração e em pequenas áreas.


Mas uma das influências do El Niño é tornar a precipitação irregular no tempo e no espaço. Então, as pancadas de chuva não vão acontecer todos os dias, nem sempre no mesmo lugar e nem em todos os locais.


Não há expectativa de chuva generalizada na Região Sudeste em outubro.


Algumas frentes frias vão passar pelo litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro, mas serão desviadas para o oceano antes de alcançar o Espírito Santo. O estado de São Paulo recebe também a influência de áreas de instabilidade que crescem sobre o Sul do Brasil.


A previsão da Climatempo é de que a chuva de outubro fique um pouco abaixo da média em praticamente todas as áreas de Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do estado do Rio de Janeiro.

No centro, norte e noroeste de São Paulo, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, na região serrana do Rio de Janeiro, no Grande Rio e na região dos Lagos (RJ), o acumulado de chuva deve ficar dentro da média.


Já no no sul do estado do Rio de Janeiro, no oeste, centro, sul e leste de São Paulo, a tendência é de que chova um pouco acima da média.

Logo Zona Mata ZM Nova (1).png

© 2019 by GNR Comunicação e Marketing

bottom of page