top of page

Operação Campo Seguro II vai até domingo (1º) combatendo crimes em áreas rurais


Com o objetivo prevenir e reprimir as ações criminosas nas áreas adjacentes aos municípios, bem como nas vias de acesso na zona rural, a Operação Campo Seguro II foi lançada nessa segunda-feira (26/07) e vai até domingo (01/07), ocorrendo em todo o estado de Minas Gerais, com a atuação de quase 6.900 policiais militares. O lançamento da operação ocorreu, na Praça Três Poderes, na cidade de Juatuba, área da 2ª Região de Polícia Militar.

O aumento da sensação de segurança das comunidades rurais e o trabalho para a redução de crimes ambientais são o foco dos militares que estão também fazendo visitas tranquilizadoras, além de reuniões comunitárias com cadastramento das propriedades e dos produtores, com ênfase para o gado, insumos, veículos e máquinas agrícolas. Durante esses momentos de visitas e orientações, a conversa é no intento de que os proprietários rurais tomem medidas de segurança como forma de prevenir delitos em suas propriedades.

Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Estado de Minas Gerais ocupa a 4ª posição no ranking do Valor de Produção Bruta (VPB) com 10,7% da produção do Agronegócio Brasileiro com R$ 848,59 bilhões, destacando a produção de café, cana-de-açúcar, grãos, carne bovina, dentre outros.

Durante o lançamento da operação, o comandante da 2ª RPM, coronel Wagner Alan de Mattos, disse que o fortalecimento da segurança das pessoas que residem em áreas rurais tem de ser para todos, do grande empresário que produz em larga escala até o pequeno produtor, que tira dali sua subsistência, mora no local com sua família e precisa sentir a presença e a ação do Estado em seu dia a dia.


REFORÇO


“Nós tivemos a destinação de R$ 35 milhões da bancada federal para que a gente pudesse reforçar esse tipo de policiamento em todo o Estado, onde foram adquiridas 220 viaturas para absorver essa demanda. A Patrulha Rural passa a ser conhecida por aquele integrante da comunidade rural que pode contar com a presença da Polícia Militar naquela localidade e isso leva sensação de segurança”, explicou coronel Mattos.


O eixo de segurança rural instituído por meio do Programa Minas Segura - 2ª Edição, tem se destacado como uma das formas mais atuais da Polícia Militar de Minas Gerais de reduzir o medo do crime, reduzir a criminalidade e a violência nas zonas rurais. Com a interiorização do crime, a segurança no campo torna-se imprescindível na redução da criminalidade violenta, além de contribuir com a situação econômica do Estado de Minas de Gerais.


Fonte: Polícia Militar de Minas Gerais


Comments


bottom of page