top of page

Onda de calor no Sudeste até 20 de maio

A frente fria que avançou forte sobre o  Brasil esta semana conseguiu enfraquecer o forte bloqueio atmosférico que gerou a intensa onda de calor sobre o Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Este bloqueio não foi completamente rompido. A alta pressão atmosférica que é causadora deste sistema foi deslocado para porção norte da Região Sudeste. Nos próximos dias, a onda de calor ganha força novamente e parte da Região Sudeste.


Atualização da onda de calor 


Uma onda de calor significa um período de pelo menos 5 dias consecutivos com temperaturas máximas mais de 5ºC acima da média para uma determinada época do ano. A onda de calor que vinha atuando no Brasil desde o dia 22 de abril apenas enfraqueceu e volta a se estender até o dia 20 de maio, porém, as áreas de abrangência devem ser bastante reduzidas em relação ao primeiro período.


Neste novo período, a onda de calor contempla exclusivamente o centro-norte paulista, a parte norte do Sul de Minas Gerais, poucas áreas do Triângulo Mineiro e a região de Paranaíba, no extremo leste de Mato Grosso do Sul.


As áreas que estão em laranja no mapa representam temperaturas um pouco acima da média, de 3ºC a 5ºC mais quente do que o normal para esta época do ano. O centro-leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo e áreas como a de Campinas e o Vale do Paraíba, todo o estado do Rio De JaneiroBelo Horizonte, a parte sul do Sul de Minas, a Zona da Mata Mineira, a porção norte do Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba, além do centro e sul do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória, devem ter este cenário. 


No interior de São Paulo pouca coisa muda, segue muito quente até, ao menos, o início da próxima semana. Em Ribeirão Preto (SP), por exemplo, uma das cidades que esteve sob os efeitos da onda de calor e ainda continua, a média de temperaturas máximas na primeira quinzena de maio deste ano (33ºC) foi maior do que em 2023 (29.4ºC), saltou 3.6ºC, de acordo com o CIIAGRO. Por vários dias consecutivos, as máximas variaram entre 31ºC e 35ºC, sendo que a média no mês de maio para o município é de 26°C.

Comments


bottom of page