top of page

O Coronavirus Chegou!!!

  • jornalzonadamataon
  • 15 de ago. de 2021
  • 3 min de leitura

Diversas reuniões de caráter científico, Brasil afora tentam traçar os cenários de enfrentamento do Coronvírus, sua entrada e disseminação pelo país. As conclusões são preocupantes, mas trata-se da nossa realidade, então vamos a ela. A última quarta-feira (11/03) é considerada o marco zero da contaminação no país, entende-se que a partir desse dia semana a contaminação vai explodir no Brasil, pois os casos não mais estarão restritos às pessoas que se contaminaram em viagens ao exterior, a contaminação comunitária já terá começado, principalmente na cidade de São Paulo, onde se concentram a maioria dos casos até agora.


A letalidade do vírus é variável por faixa etária, entre os jovens é muito baixa, girando em torno de 0,12% dos infectados, mas é uma doença que se torna muito preocupante no que se refere ao idosos, nesse grupo a letalidade salta para algo em torno de 12,2% das pessoas infectadas. As grandes vítimas, portanto, se concentram no grupo de pessoas acima dos 60 anos.


O vírus ataca principalmente o sistema respiratório dos infectados e as lesões são de difícil detecção, o Raio X não tem conseguido detectar, necessitando, nesses casos, de uma Tomografia computadorizada, que é um exame mais raro e caro de se utilizar. O nosso sistema público terá dificuldades neste aspecto.


A expectativa dos técnicos da área de saúde é que a contaminação chegue a 45.000 pessoas infectadas, na grande São Paulo, nos próximos quatro meses. Neste cenário seriam necessárias aproximadamente 10.000 vagas de UTI para o tratamento deste grupo, e isso não existe na região. Neste cenário, viveremos uma situação semelhante à que está ocorrendo na Itália, onde a falta de UTI’s levou ao cancelamento das cirurgias e a utilização dos centros cirúrgicos para tratamento intensivo. Nesse momento a Itália vive o momento mais grave da crise do vírus


A experiência chinesa mostrou também, que a intubação de pacientes reduz bastante a contaminação para terceiros. As pessoas contaminadas ficam em média três semanas intubadas, o que é um período longo e explica as dificuldades de atendimento. O vírus se propaga em progressão geométrica, sendo que, em média, cada pessoa contaminada passa o vírus para mais duas a quatro pessoas. O vírus leva em torno de cinco a sete dias para se manifestar os seus sintomas.


Ainda sobre a experiência chinesa, essa mostrou que o surto se resolve naturalmente em aproximadamente quatro meses. Nesse período a população adquire resistência e o impacto da doença vai regredindo e o número de infectados e vítimas cai rapidamente.


A dúvida que se tem em relação ao Brasil é como se comportará o vírus no hemisfério sul, com um inverno mais ameno. Não se sabe se terá o mesmo comportamento já estudado ou se a mudança do clima agravará ou diminuirá as suas características de infecção e letalidade.


Com bastante serenidade vamos enfrentar essa situação cuidando de nossos idosos, seguindo as recomendações das autoridades de saúde, que tem se comportado com muita transparência e eficiência e esqueçam as viagens internacionais. Para contenção do vírus, fronteiras têm sido fechadas mundo, afora, sem nenhuma previsão de volta a normalidade. Viajar agora, para o exterior é se expor a um enorme risco de ficar detido sem possibilidade de retorno ao Brasil. Os portos italianos e japoneses estão cheios de navios em quarentena com pessoas confinadas com dificuldades inclusive de comunicação. Não vale a pena correr esse tipo de risco e transformar o seu lazer em inferno e constrangimento.


Paz e serenidade a todos nós.



Comentários


Logo Zona Mata ZM Nova (1).png

© 2019 by GNR Comunicação e Marketing

bottom of page