Secretaria de Estado da Saúde confirma morte de menino de 2 anos por meningite bacteriana

A Secretaria de Estado da Saúde – SES, confirmou nesta quinta-feira (28) a morte de uma criança de 02 anos por meningite bacteriana em Leopoldina.
Exames feitos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, confirmaram que a causa da morte.
Todas pessoas que tiveram contato íntimo com a criança, já foi realizada a quimioprofilaxia medicamentosa por uma equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal.
As meningites bacterianas são causadas por várias bactérias, mas a suspeita inicial é que a doença tenha sido meningocócica, cujo grupo tem nove tipos de bactérias (ou sorogrupos) que podem causar a doença. São elas: A, B, C, D, X, Y, Z, 29-E e W-135. As meningites A, B e C são as mais frequentes, conforme a SES-MG. Apesar disso, a secretaria afirma que outras bactérias também estão sendo pesquisadas.
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, a meningite é uma doença que ocorre durante todo o ano, em diversos países e de forma endêmica, e é causada por vários agentes etiológicos. Por isso, afirma que não há motivo de alarde ou preocupação para moradores de Leopoldina e região, pois todas as medidas de prevenção já foram tomadas pela Vigilância Epidemiológica municipal.
Apesar destas medidas, a recomendação da Secretaria é para que a população se vacine contra a doença, independentemente da situação ou momento vivido.
Fonte: G1
Commenti