top of page

'Minas Consciente': Leopoldina e Cataguases entram na onda menos restritiva a partir deste sábado

Localidades do Centro-Sul, Sudeste e Leste do Sul, que integram cidades das duas regiões, permaneceram nas ondas que foram definidas nas últimas semanas; veja outras informações.


Na atualização semanal do programa "Minas Consciente" divulgada nesta quarta-feira (28), as macrorregiões Centro-Sul, Sudeste e Leste do Sul, que integram cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, permaneceram nas ondas que foram definidas nas últimas semanas.


Na atualização semanal do programa "Minas Consciente" divulgada nesta quarta-feira (28), as macrorregiões Centro-Sul, Sudeste e Leste do Sul, que integram cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, permaneceram nas ondas que foram definidas nas últimas semanas.


Centro-Sul e Sudeste: permanecem na Onda Verde;

Leste do Sul: continua na Onda Amarela.


O Estado também informou que a microrregiões de Juiz de Fora/Lima Duarte/São João Nepomuceno/Bicas e Além Paraíba devem regredir para a Onda Amarela. Já a Leopoldina/Cataguases avançou para a etapa menos restritiva. As mudanças entram em vigor no próximo sábado (31).


Ainda de acordo com o Governo de Minas, as microrregiões de Barbacena, Carangola, São João del Rei, Viçosa, Muriaé, Santos Dumont e Ubá continuam na Onda Verde.


Lembrando que caso as ondas indicadas para as macrorregiões e microrregiões sejam diferentes, caberá a cada prefeito de cada cidade optar por qual das duas recomendações seguir.


Apesar da mudança na microrregião, Juiz de Fora se encontra na macrorregião Sudeste, que está na Onda Verde, ou seja, a Administração pode escolher em qual etapa ficará. O G1 entrou em contato com a Prefeitura que informou que nesta semana não terá reunião do Comitê Municipal e que o município prossegue na fase menos restritiva.


Distanciamento e eventos


Nesta quarta, o Estado também divulgou mudanças em relação às medidas obrigatórias de distanciamento em eventos. Essas determinações passam a valer a partir de sábado. Apenas municípios inseridos na Onda Verde têm autorização para a realização de eventos.


Uma nova regra aplicada à Deliberação 17 determina que a distância para cada pessoa deve ser de 10 m² em eventos fechados, e de 4 m² em eventos abertos. Nos dois casos, é permitida a presença de até 500 pessoas por evento. Todos os protocolos de proteção, que incluem o uso de máscara e álcool em gel, são obrigatórios.


"Embora tenhamos um número total maior de pessoas permitidas, quando falamos em 10m² de distanciamento por pessoa em ambientes fechados, reduzimos consideravelmente o número de pessoas que poderiam frequentar eventos neste primeiro mês, que é considerado um primeiro passo para o setor. Com muito cuidado e equilíbrio, vamos tentar dar um primeiro passo neste mês para aquecer o setor", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Amaral.

Fonte: G1

Comments


bottom of page