top of page

Saiba como ver a chuva de meteoros Geminídeas

Em meados de dezembro ocorre um espetáculo especial no céu. É a chuva de meteoros Geminídeas, que tem esse nome porque acontece na constelação de Gêmeos.  

Entre os dias 14 e 15 de dezembro de 2023 teremos a melhor visualização desta chuva de meteoros, que é uma das maiores do ano, com a maior quantidade de meteoros por hora.


Muitos eventos astronômicos podem ser vistos sem a necessidade de instrumentos, só olhando para o céu, a olho nu. Mas o show depende da nebulosidade. 


Chuva de meteoros é o que popularmente chamamos de “estrelas cadentes” e são resultado da interação da atmosfera terrestre com o material deixado pela passagem de cometas.


Quando a Terra passa pela nuvem de detritos de um cometa, partículas de gelo e poeira queimam ao entrar em contato com a atmosfera terrestre e dão origem aos corpos luminosos que vemos riscando o céu. 


Confira a tendência da quantidade de nuvens sobre a região sudeste na noite do dia 14 de dezembro, quinta-feira, e na madrugada dia dia 15, sexta-feira, para a cada Região do Brasil.


Na Região Sudeste, as condições meteorológicas vão ajudar em quase todos os estados! A previsão é de pouca nebulosidade na maioria das áreas de Minas Gerais e do Rio De Janeiro. Até por volta das 21h da noite do dia 14, quinta, tem previsão de algumas pancadas de chuva no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira,  no Vale Rio Doce, na Grande Belo Horizonte e na Grande São Paulo e no interior do estado de São Paulo, mas a chuva não deve ser prolongar por muito tempo. Além disso, o melhor horário de visualização é a partir das 23 horas e, até lá, a chuva já deve ter parado. 


A visualização da chuva de meteoros Geminídeas no Sudeste começa por volta das 23h de 14/12/23, quinta-feira.


No Espírito Santo, a possibilidade de chuva é maior e a quantidade de nuvens também será maior do que nos demais estados do Sudeste. O céu não deve ficar completamente nublado, mas a para ver a chuva de meteoros, será necessário paciência.

Comments


bottom of page