top of page

Leopoldina poderá ter um cemitério parque

  • jornalzonadamataon
  • 15 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Os cemitérios podem ser espaços de referências históricas, culturais e de contemplações artísticas, que formam um elo importante entre o passado e o presente.


Na reunião realizada no dia 15 de fevereiro de 2021, o vereador Rodrigo Pimentel apresentou a Indicação nº 255/2021, solicitando que o Poder Executivo estude a possibilidade de se abrir uma concessão pública para um cemitério particular em Leopoldina (o cemitério público continuaria funcionando normalmente sob a administração do município), com respaldo nos Artigos 13 (incisos VII e XXIV), 25 (§3º e §4º) e 26 da Lei Orgânica do Município. A indicação foi aprovada de forma unânime e subscrita pelo vereador Gilmar Pimentel.

A indicação busca integrar a morte e a vida, a edificação e a natureza, podendo propiciar conforto e harmonia, prezando não só pelos entes queridos que ali estão sepultados, mas também a vida que os rodeia.


O cemitério de Leopoldina, foi fundado há mais de 100 anos, e atualmente o município enfrenta uma problemática urbana em decorrência da falta de espaço para novos sepulcros, também pela inexistência de um espaço adequado e conveniente para a realização de rituais fúnebres e enterro dos mortos. Considerando o acréscimo do número de óbitos a cada ano, dado pelo crescimento populacional, e visto que a morte é intransferível e inevitável para todos, a indicação apresentada visa projetar um Cemitério-parque em Leopoldina, na busca de atender as necessidades dos cidadãos leopoldinenses para um novo espaço cemiterial, harmonizando arquitetura e paisagismo.


A proposta busca enfatizar a funcionalidade e conforto, com espaços multifuncionais adequados para atender as necessidades da população em geral. Além de levar em consideração a acessibilidade e a integração com a natureza, podendo através disso, propiciar equilíbrio, agradabilidade e acalanto aos que continuam a viver.


Alguns bons motivos para a concessão de um cemitério parque seria: o atual cemitério está em péssimas condições, sem espaço adequado e mal conservado; o município não gastaria um centavo sequer na construção e administração de um novo cemitério; A construção e administração de um novo cemitério geraria empregos e renda; o novo cemitério poderia ser em loca plano e com enterro verticalizado, acarretando melhor divisão do solo e menor impacto ao meio ambiente; poderia prever a opção de ter crematório, hoje inviável para a municipalidade; Desafogaria o atual cemitério Nossa Senhora do Carmo, uma vez que o mesmo já se encontra há tempos sem espaço adequado, com túmulos e vielas atravancados, extremamente íngreme e sem sombras. Com isso, amenizaria o problema do espaço e poderia melhorar os serviços deste; o cidadão, que já paga as taxas e custos pelo sepulcral, teria mais uma opção de escolha para enterrar seu ente querido, com melhores opções de serviços funerários; com a concessão, a prefeitura poderia concentrar seus esforços nas áreas prioritárias do município, como saúde e educação.


Fotos Ilustrativas






Comentarios


Logo Zona Mata ZM Nova (1).png

© 2019 by GNR Comunicação e Marketing

bottom of page