top of page

Lamim se destaca como a cidade com maior densidade de cachaçarias do Brasil

  • jornalzonadamataon
  • 28 de jul.
  • 1 min de leitura
ree

Com pouco mais de 3 mil habitantes, o pequeno município de Lamim, na Zona da Mata mineira, alcançou um feito que chama atenção em nível nacional: tornou-se a cidade com maior densidade de cachaçarias registradas do país, segundo o Anuário da Cachaça 2025, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Atualmente, o município conta com dez cachaçarias legalizadas, o que representa uma para cada 323 moradores — proporção que não é superada por nenhuma outra cidade brasileira.


De acordo com Flávio Santos, fiscal agropecuário e químico do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), esse destaque se deve a uma combinação de fatores: o clima ameno, a boa distribuição de chuvas — que favorece o cultivo da cana-de-açúcar —, a tradição na produção artesanal transmitida de geração em geração, além do apoio contínuo do Governo de Minas, por meio da Emater e do próprio IMA.


O resultado não apenas consolida a vocação produtiva de Lamim, como também reforça o potencial da Zona da Mata como importante polo da cachaça mineira de qualidade, produto que cada vez mais conquista mercados dentro e fora do Brasil.

 

 
 
 

Comentários


Logo Zona Mata ZM Nova (1).png

© 2019 by GNR Comunicação e Marketing

bottom of page