top of page

JF está entre as cidades mineiras com alerta de chuva forte nesta sexta

Estimativa do Defesa Civil é de que acumulado chegue a 75 milímetros, equivalente a 20% do previsto para todo o mês


Juiz de Fora está entre as cidades mineiras com alerta de chuvas fortes para toda a sexta-feira (24). De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, em conjunto com um sistema de baixa pressão na costa sudeste do Brasil, deverá produzir volumes de chuva significativos, com acumulados entre 80 e 120 milímetros. A Defesa Civil do Estado atualiza os alertas de chuva para cada cidade, em tempo real, em sua conta no Twitter, pelo @defesacivil_mg.


Segundo a Defesa Civil, o acumulado na cidade pode chegar a 75 milímetros, o que equivale a 20% do previsto para todo o mês de janeiro no período de 24 horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entretanto, informou que as condições meteorológicas são favoráveis ao acentuado volume de chuvas de até 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. Além das chuvas, há ainda previsão de descargas atmosféricas e rajadas de vento ocasional, acima de 60 quilômetros por hora, em áreas isoladas da Zona da Mata e Campo das Vertentes para toda a sexta.


O Inmet alerta que a população deve redobrar cuidado, já que as fortes chuvas podem gerar possíveis transtornos, como alagamentos e deslizamentos de encostas. Devido à alta cobertura de nebulosidade, as temperaturas também entram em declínio, e em Juiz de Fora, até domingo (26), os índices nos termômetros podem oscilar entre os 19 e os 26 graus.


Região de Belo Horizonte pode ser mais afetada


As tempestades causadas por áreas de instabilidade sobre todo o estado devem ser percebidas até o começo do fim de semana, conforme prevêem os meteorologistas do Inmet, sendo que algumas áreas podem ser mais afetadas, entre elas, Belo Horizonte e a região metropolitana da capital. Por conta disso, o Governo de Minas Gerais e as equipes de Defesa Civil elaboraram um plano integrado de ação para as chuvas dos próximos dias, que devem alcançar um volume de 250 milímetros até meio-dia de sábado (25). As atividades incluem o mapeamento de áreas de risco e a divulgação de alertas locais com grande chance de inundação e alagamento. Além disso, o documento também estabelece que os municípios criem uma lista de abrigos e locais de acolhimento de moradores.


Fake news


São falsas as informações contidas em um áudio supostamente gravado por um motorista de aplicativo a respeito da chuva prevista para atingir Belo Horizonte nesta sexta. O áudio viralizou em diversos grupos. Moradores de Juiz de Fora que têm familiares na capital também receberam a informação. A gravação passou a circular depois que autoridades oficiais emitiram alguns alertas a respeito das pancadas que são esperadas na capital. No entanto, em vídeo divulgado no perfil oficial da Defesa Civil, o coordenador estadual do órgão, tenente-coronel Flávio Godinho, rebate as notícias alarmantes.

Segundo ele, não há orientação para que as pessoas fiquem em suas casas, mas, durante a chuva, os moradores não devem se deslocar para locais que costumam alagar com as enchentes. Por isso, o órgão orienta que as pessoas verifiquem as informações por meio dos canais oficiais. Para receber envio de alertas de chuvas basta enviar uma mensagem de texto (SMS), com o CEP da região onde mora ou local desejado, para o número 40199.

Fonte: Tribuna de Minas





Comments


bottom of page