top of page

“Investir na fruticultura é o caminho seguro a seguir", disse vereador


Vereador Jacques Villela

Minas Gerais possui condições favoráveis para produzir frutas tropicais, subtropicais e temperadas. Há ainda situações especiais que permitem produzir o ano todo. Ainda assim, o Estado importa várias frutas que poderiam ser produzidas aqui.

São 112 mil hectares de área plantada, gerando uma receita na ordem de R$ 1,9 bilhões, segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).

"Buscar alternativas para conviver com a estiagem prolongada tem mantido os produtores rurais de orelha em pé e antenados no que é preciso fazer. A diversificação de culturas", acredita o vereador Jacques Villela - DEM pode ser uma forma para ajudar a encontrar um caminho.

O vereador também acredita que é preciso pensar em estratégias para ajudar o produtor rural nos momentos de crise. “Vivemos um momento de crise e de dificuldades, onde o produtor não sabe que caminho tomar. Terras boas nós temos e água também. É uma iniciativa que resultará numa melhora da economia e uma maior geração de emprego e renda para nossa cidade”.

O consumo de hortaliças e frutas tem aumentado a cada ano, segundo dados da Conab e da Ceasa; as feiras e os supermercados comercializam cada vez mais produtos locais, mostrando que esse é um dos setores de futuro na agricultura moderna.

Geração de empregos A fruticultura é uma atividade que utiliza grande quantidade de mão de obra e gera mais de 500 mil empregos em Minas Gerais, sendo a banana um de destaque cultivado em todas as regiões mineiras. “A banana gera emprego em regiões com pouca empregabilidade como o Norte de Minas e Jequitinhonha, além de ser cultivada em pequenas propriedades do sul de Minas”, conta o coordenador da Emater.

O Estado produz em torno de 736 mil toneladas de banana, com uma produtividade de 17,8 toneladas por hectares, o dobro da nacional. A receita gira em torno de R$650 milhões.

Sobre o morango, Minas se destaca como o principal produtor brasileiro, seguido por São Paulo e Rio Grande do Sul, sendo o Sul do Estado o responsável por 90% da produção.


O consumo de hortaliças e frutas tem aumentado a cada ano, segundo dados da Conab e da Ceasa

Comments


Logo Zona Mata ZM Nova (1).png

© 2019 by GNR Comunicação e Marketing

bottom of page