Inscrições para o Sisu 2026 começam nesta segunda-feira (19)
- jornalzonadamataon
- há 9 minutos
- 2 min de leitura

As inscrições para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terão início nesta segunda-feira (19) e seguem abertas até as 23h59 de sexta-feira (23), no horário de Brasília. O processo seletivo é destinado ao ingresso em cursos de graduação gratuitos ofertados por instituições públicas de educação superior em todo o país.
A principal novidade desta edição é que o Sisu passará a considerar os resultados das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 — para o preenchimento das vagas disponibilizadas pelas instituições participantes. As regras e o cronograma oficial do Sisu 2026 foram publicados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Edital nº 29/2025.
Inscrições
Os candidatos devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Sisu. Cada participante poderá escolher até duas opções de cursos superiores. O MEC reforça que não há cobrança de taxa de inscrição.
Nesta edição, o Sisu contará com apenas uma etapa de inscrição. Assim, os candidatos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas ofertadas pelas universidades públicas para todo o ano letivo de 2026, abrangendo tanto o primeiro quanto o segundo semestres.
No momento da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher o cadastro socioeconômico disponível no sistema.
Vagas
Ao todo, o Sisu 2026 ofertará mais de 274,8 mil vagas em 7.388 cursos, distribuídos em 136 instituições de ensino superior, localizadas em 587 municípios brasileiros. Com esses números, a edição de 2026 é considerada a maior da história do Sisu em quantidade de instituições participantes, tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre.
Entre as vagas disponíveis, mais de 73 mil são destinadas a cursos presenciais de licenciatura. Os estudantes que optarem por essas formações poderão se inscrever no programa Pé-de-Meia Licenciaturas, iniciativa do MEC que garante um incentivo financeiro mensal no valor de R$ 1.050.
O Ministério da Educação alerta que é de responsabilidade do candidato verificar previamente as informações sobre o curso e a instituição escolhidos antes de finalizar a inscrição. O MEC também esclarece que não é possível escolher o semestre de ingresso, que será definido de acordo com a nota obtida pelo candidato no processo seletivo.





Comentários