top of page

Governo de Minas distribui 65 mil Chromebooks para professores do ensino médio da rede estadual

Equipamentos integram investimento robusto na área e vão auxiliar o trabalho de mestres e especialistas


O Governo de Minas, em parceria com o Google, apresentou, nesta segunda-feira (12/6), no escritório da empresa em Belo Horizonte, mais um passo na ampliação da qualidade da educação por meio de tecnologia: a entrega de 65 mil Chromebooks para todos os professores e especialistas da rede estadual que atuam no ensino médio.


EQUIPAMENTOS E DISTRIBUIÇÃO

A SEE-MG adquiriu 65.485 Chromebooks para a rede estadual de ensino, com investimento total de R$ 123 milhões, em recursos dos governos federal e estadual, por meio da SEE. Os recursos federais foram viabilizados pela Lei da Conectividade, que dispõe sobre a assistência da União para garantir acesso à internet, com fins educacionais.

Vale ressaltar que os equipamentos são de propriedade do Estado e serão cedidos para uso profissional aos servidores, em apoio às atividades realizadas no ensino médio da rede estadual. A distribuição dos Chromebooks para toda a rede de ensino será feita ao longo deste mês de junho. Além dos professores e especialistas, será destinado um equipamento para cada Núcleo de Tecnologia Educacional (NTEs) das 47 regionais do estado.


CHROMEBOOKS Os Chromebooks são os dispositivos mais utilizados em educação no mundo.

Trata-se de um computador projetado para ajudar na realização de tarefas de modo mais rápido e fácil. Eles executam o ChromeOS, um sistema operacional que tem armazenamento em nuvem, com acesso às ferramentas do Google Workspace for Education, como o Docs, o Sheets e o Meet. Além disso, tem diversas camadas de segurança, como o Sandbox - para proteger contra páginas infectadas, a inicialização verificada automática de malwares e a criptografia de dados, por exemplo.


Essa ferramenta tecnológica vai auxiliar o trabalho do professor, facilitando o planejamento das aulas e agilizando o acesso aos sistemas de gestão escolar, como por exemplo o Diário Escolar Digital (DED). O equipamento também vai ajudar na prática pedagógica do professor, ampliando as possibilidades tecnológicas de pesquisa e ensino.


Os aparelhos estarão configurados com um sistema de acesso único a cada professor, por meio do seu e-mail corporativo, que são contas personalizadas em que cada professor terá o seu próprio ambiente no equipamento, inclusive com capacidade de acesso e utilização das plataformas educacionais. O Chromebook possui também recursos de acessibilidade (lente de aumento), modo de alto contraste, conversão de texto em voz (ChromeVox), inicialização rápida, o que agiliza o uso durante a aula; softwares seguros e atualizados automaticamente, entre outras funcionalidades.

bottom of page