top of page

Fortes chuvas castigam Zona da Mata

Cidades da região tiveram pontos de alagamentos; Santos Dumont, próximo a Juiz de Fora, foi o município onde mais choveu em Minas nas últimas 24 horas


As fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata nas últimas 24 horas causaram estragos nos municípios da região. O Corpo de Bombeiros registrou alagamentos em Tocantins, Guiricema, Tabuleiro, Recreio, Piraúba, Astolfo Dutra, Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre. O número de desalojados e desabrigados está sendo levantado. Por conta do alto volume das águas, Cataguases e Dona Euzébia também estão em alerta de inundação. Até por volta de 8h30, outras cidades como Leopoldina, Santos Dumont e Cataguases estavam com ocorrências de deslizamento em andamento.


Em Juiz de Fora, a Defesa Civil também atendeu a ocorrências envolvendo pontos de alagamentos. Um destaque foi registrado no Bairro Santa Cecília, na Zona Sul, onde um deslizamento atingiu um edifício, que não sofreu danos estruturais. Entretanto, por precaução, os moradores foram orientados a sair de suas residências durante a madrugada.


Volume de chuvas impressiona


A cidade de Santos Dumont, a cerca de 30 quilômetros de Juiz de Fora, foi a que registrou maior volume de chuvas em Minas Gerais nas últimas 24 horas. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado no município chegou a 106 milímetros. Se considerar as últimas 48 horas, contadas até as 8h desta quinta-feira (13), o volume foi de 126 milímetros.


Em Juiz de Fora, o pluviômetro instalado no Bairro Ponte Preta, na Zona Norte, registrou 68 milímetros de precipitações em 24 horas. Em seguida, destacam-se os índices de Dias Tavares, também na região Norte (54 milímetros), Centro (46 milímetros), Santa Efigênia, na Zona Sul (45 milímetros) e Monte Castelo, também na Norte (43 milímetros).


O pluviômetro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalado no campus da UFJF, marcou acumulado de 55 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas, até as 8h desta quinta-feira. Para se ter ideia, o volume representa 31% do esperado para todo o mês que são 174 milímetros. O acumulado em todo fevereiro, até a última atualização desta matéria, já chega a 166 milímetros, ou seja, 95% do esperado para todo o período.

Fonte: Tribuna de Minas




Comentarios


bottom of page