top of page

Estudantes da rede estadual de ensino estão de volta às escolas para o início do ano letivo de 2024

Data também marca o início do modelo de gestão compartilhada das escolas cívico-militares, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais 

Governo de MInas Gerais deu o pontapé inicial para o ano letivo de 2024 em toda a rede estadual de ensino. Nesta segunda-feira (5/2) todas as 3.425 escolas da rede estadual de ensino e os cerca de 1,6 milhão de estudantes foram acolhidos em suas unidades escolares em todo estado.O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, participaram do início das atividades e acompanharam a recepção dos estudantes no primeiro dia de aula na Escola Estadual Princesa Isabel, em Belo Horizonte. A unidade de ensino faz parte da gestão compartilhada das escolas cívico-militares em parceria com o CBMMG, modelo já anunciado pelo Governo de Minas anteriormente.


O secretário Igor de Alvarenga destacou que as escolas estaduais estão preparadas para os 200 dias de aulas que estão por vir. “O ano letivo foi preparado com muito cuidado e espero que os estudantes tenham muito aprendizado e oportunidades ao longo de 2024. Durante as férias, enviamos um documento para checklist de manutenção das escolas, em seguida o Guia de Ações para o Fortalecimento das Aprendizagens, que trouxe as habilidades e competências pedagógicas a serem desenvolvidas ao longo do ano”, pontuou. 


Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar destaca a novidade do modelo cívico-militar com a corporação. “O Corpo de Bombeiros assume essa responsabilidade de trazer, além do que já estava sendo feito, projetos diversos, momentos cívicos e também o conhecimento do bombeiro militar sobre prevenção, autocuidado e proteção que no dia a dia vai ser de muita valia para os estudantes e até mesmo suas famílias”, enfatiza o coronel Erlon.


As autoridades visitaram as instalações da escola como as salas de aula, cantina e refeitório, biblioteca e demais áreas de convivência e estudos dos estudantes. Durante a visita, o Igor conversou com os alunos sobre as novidades para o novo ano de estudos e a alegria de retomar as aulas. 

bottom of page