top of page

ENTREVISTA: No aniversário de Leopoldina, Bernardo Guedes avalia seu mandato


Leopoldina completa hoje 168 anos de emancipação político-administrativa, oportunidade perfeita para refletir sobre os caminhos que serão traçados para o futuro e também fazer um balanço. O Jornal Zona da Mata convidou o vereador Bernardo Guedes que vem se destacando na Câmara Municipal para falar sobre seu trabalho até aqui e o resultado da nossa conversa você acompanha aqui.


Zona da Mata: Como você avalia seu mandato até aqui de forma geral? Bernardo: Feliz com os resultados que conseguimos em tão pouco tempo. Me comprometi com pautas possíveis dentro do trabalho de Legislativo, o povo aderiu e o retorno tem sido muito positivo.

ZM: Seu trabalho é muito voltado para o esporte e educação. O que já deu para fazer em relação aos dois temas no período?

Bernardo: O incentivo à educação financeira e o estudo da Constituição foram diferenciais. Sem contar com as emendas impositivas para escolas como as municipais Judith Lintz, Osmar Lacerda França; a estadual Emílio Ramos Pintos que contarão com mobiliários novos e instrumentos de fanfarra. Todos sabem da minha paixão pelo Ribeiro Junqueira, e fruto da boa relação com o presidente do América-MG deputado Alencar da Silveira conseguimos um período de testes no CT de um time a nível de Libertadores para os atletas da categoria de base do dragão da Zona da Mata nas semanas de 2/5 e 9/5.


ZM: Falando em educação, um projeto bastante comentado foi a inclusão da educação financeira nas escolas municipais. Já era algo que você pensava antes de assumir o cargo? Bernardo: Sempre foi. Comecei o gosto pelo tema através da leitura não só de autores específicos como Nathália Arcuri e Gustavo Cerbasi, mas como por autores ligados à realização pessoal como Napoleon Hill. Não foi algo que minha geração teve quando mais jovem e penso que planejamento familiar, economia doméstica, noções de impulso e desejo, tomada de decisões devem estar inseridas no contexto das matérias em sala de aula. É proporcionar a criança e adolescente que ele entenda como ele pode usar a matemática por exemplo dentro da realidade do dia a dia.


ZM: Um tema recorrente nas redes sociais é o passe escolar. São muitas as reclamações de corte. O que você pensa sobre o assunto

Bernardo: Nós do legislativo somos como procuradores do povo. É como se tivesse utilizando meu ofício de advogado para lutar por uma causa popular que entendo justa. O tema é polêmico devido à ausência de uma regulamentação mais precisa. Mas entendo haver casos peculiares que não podem ser tratados pelo mesmo juízo de conveniência e oportunidade prevista numa autorização legal. O fato é que a demora na conclusão de estudos impacta diretamente o estudante que tanto precisa do transporte. Atuar na esfera pública exige soluções mais rápidas.






ZM: Já no esporte um dos destaques foi a peneira do América-MG. Agora em maio os meninos selecionados serão levados para um período de teste. Qual a expectativa?

Bernardo: A maior possível. Sou suspeito para falar, mas Leopoldina conta com um plantel de muito talento. Com o sarrafo muito alto no futebol profissional, penso que o caminho para o interior é a categoria de base. Um atleta que vingue já proporciona uma melhor estrutura ao clube e leva o nome de Leopoldina ao cenário nacional.






ZM: E os planos para o futuro, já pensa em voos mais altos?

Bernardo: No momento meu foco é a vereança. É continuar com a intensidade que venho trabalhando em servir o povo que me elegeu para representa-lo na Câmara dos Vereadores. Venho amadurecendo em cada desafio superado e quero cada vez mais fortalecer reputação para quando sentir que é o momento dar um salto. Criei uma identificação especial com o Legislativo onde gosto de atuar e sei que preciso continuar reunindo condições para representar causas que atendam o povo.


Agradecemos a participação do vereador Bernardo Guedes e desejamos aos leopoldinenses uma cidade cada vez mais próspera e desenvolvida.


Comments


bottom of page