top of page

Energia limpa: Minas Gerais atinge 8 GW em energia solar fotovoltaica e garante liderança nacional

Ações do Governo de Minas, como o Projeto Sol de Minas, impulsionam o estado em compromisso com energia renovável

Minas Gerais ocupa lugar de destaque no setor de energia limpa mais uma vez. O estado atingiu o marco histórico de 8 GW de geração solar fotovoltaica em operação na última semana (3/4). Tal resultado reforça que as ações do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG),  têm sido essenciais para a manutenção da vanguarda de Minas no setor de energia solar, um dos mais dinâmicos do estado.


Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, destaca que este recorde é fruto do empenho constante do Governo de Minas para impulsionar a produção de energia solar. 


“O Governo do Estado, por meio da Sede e sua Diretoria de Energia, tem criado e impulsionado iniciativas que visam incentivar a vinda de novos investimentos relacionados à geração de energia renovável. Minas é o maior gerador de energia solar fotovoltaica do Brasil, e mantemos o pioneirismo com trabalho constante, evidenciado pelo crescimento exponencial”, conclui. 


Destaque nacional


Cerca de um quinto de toda a energia solar produzida no Brasil está concentrada em Minas Gerais. É o que aponta o levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2024. 


O feito é decorrente da somatória da geração de energia solar centralizada (4,33 GW), ou seja, grandes centrais de produção de energia elétrica como usinas; junto à modalidade distribuída (3,67 GW), que é a energia gerada na própria região de consumo. 


A somatória destes resultados reforçam o papel de protagonismo exercido pelo estado em relação a esse tipo de energia, além do compromisso do Governo de Minas com a geração de energia por meio de fontes limpas e renováveis.


Ao atingir 8 GW, a energia solar em operação de Minas corresponde a 71,27% da capacidade instalada total da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, maior usina hidrelétrica do Brasil e a quarta maior usina hidrelétrica do mundo, segundo a Aneel. 


No comparativo, a  potência instalada também é capaz de abastecer 5.2 milhões de residências (com um consumo médio residencial de 170 kWh/mês) e beneficiaria mais de 15,8 milhões de pessoas. 

Comments


bottom of page