top of page

Encontro discute melhoria do tempo de espera no atendimento oncológico da região de Leopoldina


Representantes do Centro Estadual de Atendimento Especializado (CEAE), Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata (CISUM), Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina e Fundação Cristiano Varella (FCV) se reuniram para discutir e alinhar ações visando a melhoria dos atendimentos à população da região. O encontro foi realizado no dia 6/11, na sede da FCV, no município de Muriaé.


O gerente regional de saúde de Leopoldina, Renan Guimarães de Oliveira, revela a motivação do encontro: “A reunião surgiu diante da necessidade de se discutir o tempo que alguns pacientes estavam esperando pelo atendimento na Fundação. O CEAE faz o atendimento às mulheres, na área da mastologia e, quando é necessário procedimento cirúrgico, alguma intervenção que necessite de atendimento oncológico, faz o encaminhamento à FCV, através dos municípios de residência dos pacientes”, relatou.


Durante a reunião, foram discutidas estratégias para adequar o tempo de espera, para que seja o menor possível. O CEAE irá aperfeiçoar a metodologia de encaminhamento atualmente utilizada para promover agilidade no repasse das informações junto à FCV, que realizará os procedimentos. Em um segundo momento, as ações reorganizadas serão avaliadas.


A secretária executiva do CISUM, Tarcilia Rodrigues Fernandes, destacou o alinhamento das ações promovidas pelo encontro. “Foi importante para promover o estreitamento das relações entre CISUM, CEAE e GRS/ Leopoldina, junto à Fundação Cristiano Varella. Lidamos com pacientes vulneráveis, que não podem esperar. Acredito que agora achamos o caminho”, frisou Tarcilia. Renan Guimarães relatou a importância da discussão: “O encontro foi relevante, pois muitos pacientes que são encaminhados pelo CEAE serão favorecidos com a potencial redução no tempo de acesso à cirurgia e continuidade do tratamento”, finalizou.


Por Gustavo Santos Ribeiro

Commentaires


bottom of page