“Em busca de um sonho”: desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte
Conformismo não é a palavra forte do professor de luta Igor Mindu! Todo sábado, a partir das 15 horas, crianças, jovens, adultos e diversos colaboradores reúnem-se na praça do Bairro Pirineus para colocar em prática o projeto “Em busca de um sonho”.
Segundo Igor Mindu “a luta sempre fez parte de sua vida. Somos lutadores dentro e fora do tatame. Lutamos por um mundo justo, com oportunidade para todos os cidadãos.
Oportunidade para que eles sejam agentes transformadores da sua vida, da sua família e da sua comunidade desde o início da sua caminhada”.
Semanalmente, os participantes do projeto contam com participações especiais de integrantes da sociedade leopoldinense que vão dividir suas experiências pessoais e profissionais, como por exemplo, bombeiros, professores, policiais, etc.
O projeto visa transformar vidas por meio do esporte, lutando para que todos descubram seu potencial, sejam multiplicadores dos valores e desenvolvam suas competências para conquistar grandes resultados, seja na prática das artes marciais ou nas outras atividades que realiza.
A prática de esportes é uma forte ferramenta para a inclusão social. Ela contribui em diversos ensinamentos motores e cognitivos para formação do indivíduo e é capaz de abrir oportunidades para toda vida. Praticar esportes é não só cuidar da saúde do corpo, mas da mente e do futuro de um jovem ou de uma criança.
Apesar de ser visto também como um meio de ascensão, a oferta desse tipo de projeto de inclusão social não significa trabalhar com uma formação de atletas. Isso também pode acontecer se a criança ou jovem tiver aptidão para isso. Significa que: aquela pessoa que está praticando, seja qual for o esporte, vai aprender a vencer e a perder.
Significa que: a perspectiva que aquela criança ou adolescente tinha da sua rotina e convívio diário se transforma com a convivência do esporte. A partir do momento que existe essa prática de um esporte, sua visão de mundo aumenta e se fortalece. É possível assimilar que existem oportunidades que vão além daquelas oferecidas no seu meio de convívio.
A inclusão social deve ser vista como uma necessidade para crianças e adolescentes e a prática de esporte como uma ação para proporcionar mais oportunidades a crianças e adolescentes.
Pois essa combinação do esporte com inclusão social vai refletir no futuro deles. Quando precisar tomar uma decisão no trabalho e aquele adulto levar em conta o coletivo. Ou quando levar um não é a autoestima fortalecida pelo esporte ajudar a levantar e seguir em frente.
Comments