top of page

Eleitores vão às urnas domingo para eleger Conselheiros Tutelares

Escolha para os representantes será feita pela 1ª vez com urnas eletrônicas em todo o território nacional. Outras instituições usam há anos o equipamento em eleições


>> Escola Municipal Ribeiro Junqueira - local de votação - 07h às 17h.


No dia 1º de outubro, a população brasileira vai às urnas para escolher os conselheiros tutelares. Responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes, eles são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial. A votação para os representantes dos Conselhos Tutelares será realizada, pela primeira vez, com urnas eletrônicas em todo o território nacional.


Isso será feito por meio da chamada eleição parametrizada ou comunitária, como também é conhecida. O termo refere-se a um pleito não oficial de instituições públicas ou particulares com a utilização, a título de empréstimo, do sistema eletrônico de votação, composto por urnas eletrônicas e respectivos programas. Em anos anteriores, alguns tribunais regionais eleitorais (TREs) apoiaram as eleições para a escolha dos conselheiros tutelares dos municípios, mas esta será a primeira vez que todos os TREs estarão envolvidos na ação.


Dois detalhes importantes a serem lembrados pelos eleitores: os documentos oficiais (com foto) aceitos no dia da votação, inclusive digitais, serão a Carteira de Identidade (RG); a Identidade Social; a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); o Passaporte; a Carteira de Categoria Profissional reconhecida por Lei; a Carteira de Trabalho; o Certificado de Reservista; o Documento Nacional de Identidade (DNI); ou o Aplicativo “e-Título”. E só estarão aptos a votar os eleitores com título regularizado até o dia 3 de julho de 2023.


LOCAL DE VOTAÇÃO


Escola Ribeiro Junqueira

07:00 as 17:00 horas, leve um documento de identificação


CONFIRA ABAIXO A LISTA COMPLETA COM OS NOMES, E NÚMERO DOS CANDIDATOS PARTICIPANTES DO PLEITO:


Número 1 - Analu Valmor Gomes de Almeida

Número 2 - Gilson Teles Silva

Número 3 - Isabela Cristina Barbosa Aguiar

Número 4 - Keilla Aparecida Silva Cruz Marcato

Número 5 - Lais Rodrigues Carvalho

Número 6 - Lídia Andrade de Souza Almada

Número 7 - Luciana Aparecida Santos Horácio Miguel

Número 8 - Madalena de Oliveira Morais Lima

Número 9 - Maria Eduarda Marçal Pacífico

Número 10 - Natália Aparecida de Brittes Ferreira da Silva

Número 11 - Rayssa Venancio Pereira Cardoso

Número 12 - Viviane Coelho de Oliveira

Número 13 -Williana Oliveira dos Anjos


MISSÃO DOS CONSELHOS TUTELARES

É missão do Conselho Tutelar fortalecer o acesso a direitos previstos pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), como o direito à educação, o acesso à saúde, o direito ao brincar e a uma vida familiar e comunitária sem discriminação.


A eleição dos membros do Conselho Tutelar está prevista no art. 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. A escolha dos membros é estabelecida em lei municipal e realizada sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a fiscalização do Ministério Público.


コメント


bottom of page