Efeitos de uma Dieta High Protein versus Dieta Low Protein
Atletas do sexo feminino aspirantes são muitas vezes encorajados a ingerir níveis relativamente altos de proteína na dieta em conjunto com seus programas de treinamento de resistência. No entanto, há pouca ou nenhuma pesquisa investigando ingestão de proteína maior versus menor nesta população.
Um estudo examinou a influência de uma dieta alta versus baixa em proteínas em conjunto com um programa de treinamento de resistência de 8 semanas objetivando melhora da composição corporal e performance (força). Um total de 17 mulheres foram aleatoriamente designadas para uma dieta rica em proteínas (HP: 2,5 g/kg) ou dieta pobre em proteínas (LP: 0,9 g/kg), as mesmas foram avaliadas quanto à composição corporal e força máxima antes e após a intervenção protéica de 8 semanas e exercício.
Massa isenta de gordura: aumentou significativamente mais no grupo HP em comparação com o grupo LP.
Massa gorda: diminuiu significativamente ao longo do tempo no grupo HP, porém nenhuma alteração foi observada no grupo LP.
Força máxima: embora tenha aumentado significativamente em ambos os grupos, não houve diferenças nas melhorias de força entre os dois grupos.
Conclusão: dieta rica em proteínas é superior a uma dieta de baixa proteína em termos de aumento de massa livre de gordura em conjunto com um programa de treinamento de resistência.
Uma avaliação nutricional completa é fundamental para adequação dos macro nutrientes no protocolo alimentar, por isso, procure um profissional habilitado. Otimize seus resultados, procure um nutricionista!
Referencia: CAMPBELL B. (2018)
Abraço do nutri
Marcos Vinícius Silva
Nutricionista Clínico e Esportivo – CRN9 16384
Pós-Graduado em Nutrição Esportiva
Pós-Graduado em Nutrição Clínica e Desportiva
Comments