top of page

Documentário sobre a Orquestra Leopoldina será lançado no Youtube dia 26


No próximo dia 26 de novembro a partir das 19 horas no canal do Youtube (https://youtu.be/YlvnFT5sCVI) será lançado o Documentário Leopoldina Orquestra: patrimônio sonoro da cidade.

Para assistir o documentário bastar clicar no link acima para poder estar participando ao vivo do lançamento.


DOCUMENTÁRIO


Primeiro documentário produzido e dirigido por Filomena Toledo, produtora cultural, professora de música e pesquisadora. A produtora utilizou a linguagem do audiovisual para o registro de sua pesquisa sobre a Leopoldina Orquestra. A equipe de produção conta com Ricardo Oliveira (captação de imagem e áudio, edição), Iano Almeida (fotografia), Cristiano Fófano ( arte visual) e José Vieira ( trilha sonora original).


O objetivo principal do documentário “Leopoldina Orquestra: patrimônio sonoro da cidade” é o registro da memória da história da música de Leopoldina em meados do século XX. Capítulo que vem sendo paulatinamente apagado pelo tempo e pela carência de registros históricos. A proposta é a valorização, no tempo presente, do patrimônio histórico e cultural da cidade, tendo como tema central a Leopoldina Orquestra.



O documentário traz o diálogo entre gerações através das entrevistas de músicos que integraram a orquestra em suas distintas fases, e entrevistas de pessoas que dançaram ao som da orquestra. Os músicos remanescentes narram a história da formação da Leopoldina Orquestra, em 1939, até seu declínio.


A Leopoldina Orquestra se destacou como uma das mais requisitadas orquestras de baile do interior nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo nas décadas de 1940 a 1960.



O filme contextualiza as décadas de 1940 a 1960. Aborda os hábitos e costumes de uma época onde a cidade de Leopoldina era reconhecida por sua importância política, econômica e cultural.


Utilizando as falas dos entrevistados como fio condutor da história eleita, a primeira parte da exposição contextualiza a sociedade das décadas de 1940 a 1960 e a origem da Leopoldina Orquestra. A segunda parte da exposição retrata as três fases da orquestra.


* Com informações Filomena Toledo


Comments


bottom of page