top of page

Do TikTok para o skincare da vida real: a clorofila ajuda a tratar a pele?

A clorofila líquida tem sido ingerida para amenizar problemas causados pela acne e eliminar manchas. Conversamos com um especialista para entender a eficácia do tratamento


O TikTok, muito além de uma rede social de entretenimento, tem sido um termômetro importante para tendências de comportamento. Uma delas é o ato de ingerir clorofila líquida, diluída em água, para amenizar os problemas causados pela acne, além de suavizar e adicionar um toque de brilho à pele. Segundo os usuários da rede social que testaram essa trend, a clorofila possui propriedades antioxidantes que podem tratar a derme em poucos dias.


As hashtags #clorofila e #chlorophyll (em inglês), juntas, somam quase 400 milhões de visualizações no TikTok e reúnem vídeos de várias pessoas seguindo a tendência. Basicamente, a “receita” consiste em adicionar duas ou três gotas de clorofila líquida em um copo com água e beber a mistura durante sete dias. O resultado, de acordo com as imagens publicadas, é uma pele sem ou com menos marcas de espinhas e cravos, sem manchas e com um glow natural.


Se você prestou atenção nas aulas de Biologia durante a época da escola, sabe que a clorofila é um pigmento verde que está presente nas plantas e que também é responsável por absorver a energia solar para realizar a fotossíntese. Ela está presente em alimentos conhecidos pela função de eliminar toxinas do corpo e que fortalecem a imunidade.


Segundo o dermatologista Misael do Nascimento, a clorofila apresenta, de fato, alguns benefícios para a pele. “A clorofila exibe várias propriedades benéficas, incluindo atividades antibacterianas, antioxidantes e anticâncer. No caso da acne, suas atividades antibacteriana e antiinflamatória são descritas em trabalhos desde 2013, apesar de serem testes em grupos pequenos, os resultados são bastassem promissórios”, explica. Porém, fazer a ingestão com frequência pode causar problemas. “Tudo em excesso pode ser prejudicial à saúde. No caso da clorofila pode ter alguns efeitos colaterais como diarreia e até sangramento gastrointestinal. A consulta com um especialista da área sempre será importante”, afirma.


Porém, existem outras formas de ingerir clorofila sem apelar para o seu extrato. Alguns alimentos são enriquecidos pela substância e também promovem os efeitos das suas propriedades, como o alface, agrião, brócolis, espinafre, couve, rúcula e aspargos verdes. Para entender melhor quais verduras e legumes atuam melhor no seu organismo, vale consultar um nutricionista também.


Além disso, há a opção de usar produtos tópicos que tenham clorofila em sua composição. “O uso de clorofila tópica não é novo para tratamento de oleosidade e acne. Pode-se manipular na sua forma de clorofilina (CLH) com outros ativos para o uso tópico, minimizando assim efeitos colaterais descritos no seu consumo oral, mas é bom lembrar que, a avaliação por um especialista sempre será importante, primeiro para o diagnóstico já que nem toda espinha é acne e nem toda acne se trata da mesma forma. E segundo para o melhor tratamento de forma personalizada, pois cada caso é um caso”, finaliza Misael.

Comments


bottom of page