top of page

Didi da Elétrica cobra investimentos em saneamento no município

Para Didi da Elétrica – Podemos, os serviços de saneamento são essenciais para a população, e devem ser vistos como investimento e nunca despesa pelo administrador.



O vereador Didi da Elétrica apresentou em sessão legislativa o Requerimento 21/22 solicitando ao prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz informações sobre investimentos no saneamento básico no município.


O município de Leopoldina já está habilitado junto a Arsar-MG para receber repasses mensais para estes investimentos. Em seu pedido, o vereador solicita os valores mensais recebidos e quais projetos que já estão em estudo ou em andamento com estes recursos.


Segundo a Arsae-MG o volume de recursos esperado anualmente é superior a 153 milhões de reais. Com o total de 250 Fundos Municipais de Saneamento Básico habilitados juntos à Arsae-MG, incluindo Leopoldina, quatro a cada dez municípios regulados pela Agência já podem receber os repasses permanentemente.


O repasse aos fundos municipais de saneamento é uma iniciativa pioneira da Arsae-MG e cumpre seu papel legal e social de agência reguladora, uma vez que os mecanismos de implantação de políticas redistributivas são reconhecidamente essenciais para o alcance da universalização dos serviços. Com a habilitação, o município pode receber até 4% da receita líquida dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Os repasses aos municípios habilitados, em 2021, superaram 12 milhões de reais mensais.


Para Didi da Elétrica – Podemos, os serviços de saneamento são essenciais para a população, e devem ser vistos como investimento e nunca despesa pelo administrador.


Comments


bottom of page