Câmara Municipal aprova Moção de Repúdio à Copasa e cobra melhorias nos serviços
- 8 de jun.
- 3 min de leitura

A Câmara Municipal de Leopoldina aprovou, durante a reunião ordinária realizada nesta terça-feira, 2 de junho, a Moção de Repúdio nº 001/2026 contra a Copasa - Companhia de Saneamento de Minas Gerais. A proposição teve autoria coletiva de todos os vereadores da Casa e foi motivada pelas constantes reclamações da população em relação aos serviços prestados pela concessionária no município.
Durante a discussão da matéria, os vereadores José Augusto Cabral, Ronney de Paula, Vinícius Queijinho, Edvaldo Franquido e Waldair Costa utilizaram a tribuna para manifestar preocupação com a situação enfrentada pela empresa e com os impactos diretos sofridos pela população leopoldinense.Em suas manifestações, os parlamentares destacaram que as críticas não se dirigem aos servidores da companhia, que diariamente desempenham suas funções e atendem à população, mas sim aos problemas de gestão e aos sucessivos episódios que têm comprometido a qualidade dos serviços oferecidos.
Os vereadores também demonstraram preocupação com o atual momento vivido pela Copasa, diante das discussões relacionadas ao processo de privatização da companhia. Segundo os parlamentares, é necessário que a população tenha acesso a serviços eficientes e de qualidade, independentemente do modelo de gestão adotado.
Durante seu pronunciamento, o vereador José Augusto Cabral defendeu que o município avance na discussão sobre a implantação da autarquia municipal de água e saneamento, já criada anteriormente, como forma de buscar alternativas para melhorar o atendimento prestado à população.
Já o vereador Waldair Costa destacou os problemas enfrentados pelos moradores dos distritos desde a chegada da COPASA às comunidades do interior do município. Segundo o parlamentar, o processo de implantação dos serviços ocorreu de forma conturbada, gerando reclamações que persistem até os dias atuais e impactam diretamente a qualidade de vida da população atendida.
A Moção de Repúdio destaca uma série de situações que vêm gerando insatisfação entre os consumidores, entre elas o cancelamento, por duas vezes, da participação de representantes da Copasa em audiências públicas convocadas pela Câmara Municipal para prestar esclarecimentos à população. Em ambas as ocasiões, as desistências foram comunicadas pouco antes da realização dos eventos, frustrando moradores e prejudicando a organização dos trabalhos.
O documento também cita problemas recorrentes, como a falta de entrega regular das contas de água nas residências, a insuficiência de funcionários para atendimento ao público, a realização de cobranças baseadas em média de consumo, as frequentes interrupções no abastecimento de água em diversos bairros e a demora na recuperação de vias públicas após intervenções realizadas pela empresa.
A insatisfação da população tem sido refletida também nas demandas apresentadas pelos vereadores. Somente na atual legislatura, já foram protocoladas mais de 15 indicações, cinco requerimentos e quatro solicitações da Presidência da Câmara para envio de ofícios à Copasa, buscando soluções para os problemas relatados pelos moradores.
No texto aprovado, a Câmara Municipal reafirma que os serviços de abastecimento de água e saneamento básico possuem caráter essencial e devem ser prestados com eficiência, transparência, respeito ao consumidor e compromisso com a qualidade.
A Moção de Repúdio será encaminhada à Diretoria da Copasa, à Superintendência Regional da companhia em Ubá, ao Governo do Estado de Minas Gerais e aos demais órgãos competentes para conhecimento e adoção das providências cabíveis.
Para os vereadores, a aprovação da moção representa um posicionamento institucional do Poder Legislativo em defesa da população leopoldinense e reforça a cobrança por melhorias urgentes nos serviços prestados pela concessionária no município.
Fonte: Câmara de Vereadores



Comentários