top of page

Contrata MG: aplicativo conecta autônomos a oportunidades de trabalho


Lançado em setembro de 2020, o Contrata MG já possui 12.914 profissionais cadastrados em todo o Estado. A iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), é uma oportunidade para conectar autônomos em busca de um trabalho e interessados em contratar a prestação de um serviço.


O aplicativo conta com 115 profissões de diversos setores disponíveis, como: diarista, cuidador de idosos, eletricista, babá e recepcionista. A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) possui a maior parte dos profissionais cadastrados (2.327). Só na capital são 1.341 trabalhadores disponíveis. As diaristas representam o maior número de profissionais, com 615 cadastros. Em seguida, vem os cuidadores de idosos (197), eletricistas (133), babás (102) e recepcionistas (88).


O aplicativo é uma ferramenta pensada para aproximar as pessoas que buscam pelos serviços e os trabalhadores autônomos. Para contratar, basta instalar o aplicativo Contrata MG, disponível para Android e IOS, e buscar pelo serviço desejado. O contratante pode fazer uma busca por profissionais com base na distância, preço da diária, tipo de serviço e disponibilidade de horário.


Já o trabalhador que está em busca de uma oportunidade, é preciso baixar o aplicativo “Contrata MG - para trabalhadores”, disponível gratuitamente na Google Play e na App Store. É necessário realizar um cadastro, com informações e documentos pessoais, além de dados de contato e endereço.


Importante lembrar que para efetivar o cadastro na plataforma, é preciso realizar a verificação da documentação. Somente após essa validação o trabalhador está apto para ofertar seu serviço no aplicativo.


O trabalhador deve inserir o documento de identificação pessoal e comprovante de residência para simples conferência por parte da equipe da DGREPS/Subte. Essa etapa tem o objetivo de garantir a mínima segurança da ferramenta e a adequação da localização do profissional.

Após concluir o registro, o prestador de serviço fica disponível para ser contratado por qualquer pessoa que entre no app para buscar pelo tipo de trabalho ofertado. Cada profissional pode oferecer mais de um serviço dentro da plataforma.


Toda a interação é realizada dentro dos aplicativos, da seguinte maneira:

Primeiro o contratante escolhe o profissional com base no perfil criado por ele anteriormente;

O contratante então solicita um orçamento, informando detalhes do serviço a ser prestado e o profissional recebe uma notificação.


A partir disso, ambas as partes podem interagir pelo chat para sanar quaisquer dúvidas.

Tanto o prestador de serviço quanto o contratante podem aceitar ou não o orçamento.

Caso aceitem, uma ordem de serviço é gerada e ambos podem acompanhar o andamento do serviço pelo aplicativo.


Ao final do trabalho, contratante e prestador se avaliam nos respectivos aplicativos. Essa avaliação aparece publicamente para outros usuários consultarem em futuras interações.

É importante lembrar que todo esse processo é gratuito. Os aplicativos estão disponíveis na Google Play e na App Store. Para mais informações basta acessar o site do programa e as redes sociais da Sedese.

Commentaires


bottom of page