top of page

Chuva de granizo atinge municípios da região

No município de Piraúba, um idoso morreu após ser atingido por muro que desabou com o temporal


Uma forte chuva de granizo atingiu diversos municípios da Zona da Mata no fim da tarde desta terça-feira (8). Leitores relataram à Tribuna que as precipitações ocorreram em municípios da microrregião de Ubá, como Tocantins, Piraúba, Tabuleiro e Guarani. Em Piraúba, um idoso, 62 anos, faleceu após ser atingido por um muro que desabou durante o temporal, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros.


Conforme a corporação, o muro de uma casa caiu sobre a vítima. Os bombeiros de Ubá se deslocaram a Piraúba para atender a ocorrência, no Bairro João Gonçalves, e o óbito foi constatado no local. Os militares atribuíram a queda do muro às chuvas intensas de granizo que ocorreram no município. As equipes permanecem no local aguardando apoio e devem avaliar outros danos ocorridos na cidade.


Em Guarani, a chuva veio acompanhada de vendaval e grande quantidade de granizo, de acordo com Tatiane Oliveira Rodrigues, moradora do município. “Nunca na minha vida eu tinha visto chover tanto granizo igual hoje”, conta. Ainda conforme Tatiane, que é professora, ela estava em aula quando as precipitações atingiram o município e conta que o temporal durou cerca de 30 minutos, de 15h30 até por volta das 16h. Alguns pontos da cidade também teriam ficado alagados devido a intensidade das chuvas.


REGIÃO TEVE ACUMULADO DE 40 MILÍMETROS DE CHUVA


De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), cidades na região apresentaram acumulado de mais de 40 milímetros de chuva em apenas uma hora. A situação foi observada em Astolfo Dutra, onde os aparelhos do centro mediram 44,3 milímetros de chuva na tarde desta terça-feira (8).


Um pluviômetro automático no município de Guarani, controlado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), apontou precipitação acumulada de 37,4 milímetros ao longo da terça-feira.


A instabilidade é grande em todo estado de Minas Gerais e segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a possibilidade de chuva continua ao longo da quarta-feira (9). Há risco de precipitação forte especialmente na Zona da Mata, no Oeste, Sul, Centro e Triângulo Mineiro. Para Zona da Mata é esperado céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva, por vezes fortes, com trovoadas isoladas.


O Inmet ainda alerta que, neste período do ano, os temporais de final de tarde acompanhados de raios, rajadas de vento e até granizo são mais frequentes. Em caso de chuva forte ou alguma adversidade causada por condições meteorológicas, o Instituto aconselha acionar a Defesa Civil do município através do telefone 199.


Fonte: Tribuna de Minas

bottom of page