top of page

Chega a 44 o número de cidades em situação de emergência em Minas

Defesa Civil atua nos municípios afetados pelas fortes chuvas, prestando apoio humanitário e técnico


A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) ampliou para 44 o número de cidades em situação de emergência no estado por causa das fortes chuvas.

Até esta segunda-feira (5/12), Minas Gerais tem 1.093 pessoas desabrigadas e 3.840 desalojadas. Dois óbitos foram registrados, um na cidade de Piraúba, na Zona da Mata mineira, e outro em Bom Jesus do Galho, na região metropolitana do Vale do Aço.


SOS CHUVAS 2023


Em 21/11, o Governo de Minas, por meio da Defesa Civil, o Ministério Público, Serviço Social Autônomo (Servas) e a Cruz Vermelha Brasileira fizeram o lançamento oficial da campanha SOS Chuvas 2023. A ação busca arrecadar donativos que serão distribuídos pela Defesa Civil em todo o estado. É possível fazer contribuições em dinheiro através da chave Pix: pix@cvbmg.org.br.


CAPACITAÇÃO E KITS


Em setembro, o Governo de Minas, também por meio da Cedec, realizou a capacitação, atualização e nivelamento dos agentes regionais, que estão aptos a atuar no período chuvoso no apoio aos municípios que necessitem. As Coordenadorias Municipais de Defesa Civil também foram capacitadas nesse evento para trabalharem junto ao órgão estadual. O Governo de Minas realizou o maior investimento em Defesa Civil da história do estado. Ao todo, foram adquiridos 497 kits contendo viatura 4x4, um notebook, uma trena digital e coletes reflexivos, com investimento aproximado de R$ 163,4 mil, em cada kit. O investimento é fruto do Termo de Reparação, assinado em abril de 2020. O Acordo Judicial busca reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

bottom of page