top of page

Campanha Janeiro Branco: saúde mental, mente sã, vida plena

Vamos aproveitar o primeiro mês de 2024 para começar investindo na principal meta do ano:

A meta é voltar o olhar para uma pessoa imprescindível.... Você mesmo!

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da vitalidade física. Nossa vivência engloba corpo e mente integrados, proporcionando bem-estar e experiências que marcam a história de cada um, o tempo todo.


Do que estamos falando?


A Campanha Janeiro Branco foi criada há nove anos, e vem promovendo a importância do cuidado da saúde mental de forma integrativa. O Instituto Janeiro Branco divulgou a temática de 2024: “Saúde Mental Enquanto Há Tempo! O Que Fazer Agora?”


A proposta é refletir sobre o que é possível fazer, de imediato, para promoção da saúde mental, alertar para a relevância do adoecimento mental e a luta contra o preconceito que ainda existe sobre a busca por ajuda.


Algumas recomendações para colocarmos em prática não somente em janeiro, mas durante todo o ano:

Cuide dos seus relacionamentos

As pessoas com as quais você convive com maior frequência, têm um grande impacto na sua saúde mental.

Evite a positividade tóxica

A positividade tóxica se trata daquele sentimento de que precisamos estar o tempo todo bem, o que, além de não ser verdade, é impossível.

Pratique atividades físicas

Os exercícios físicos não são importantes apenas para a saúde física, mas para a manutenção da saúde mental também, atuando na prevenção e tratamento de quadros de ansiedade, estresse, depressão, entre outros.

Reserve tempo para si mesmo

Por mais que pareça difícil encontrar tempo livre, é fundamental momentos regulares de autocuidado. Isso pode ser tão simples como tomar um banho relaxante, ler um livro, fazer uma caminhada ou praticar um hobby que você goste.

Peça ajuda

Não hesite em pedir ajuda a amigos, familiares ou profissionais. Ter uma rede de apoio confiável pode proporcionar intervalos bem necessários e reduzir o sentimento de isolamento.

 

Comentários


bottom of page