top of page

Calor e muitas pancadas de chuva pelo Brasil


O ar quente e úmido que predomina sobre o Brasil combinado com a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera foram grandes áreas de instabilidade sobre o país. Uma área de baixa pressão atmosférica atua sobre sobre o Sudeste e o Centro-Oeste e ajuda a manter as nuvens carregadas nestas Regiões. Nuvens carregadas crescem também sobre o Norte e no Nordeste.


A zona de convergência intertropical (ZCIT) está atividade sobre a costa norte do Nordeste do Brasil e uma frente fria passa em alto-mar, na altura do sul Rio Grande do Sul.


O predomínio de ar quente e úmido e uma baixa pressão atmosférica geram muitas áreas de instabilidade sobre o Sudeste. A maioria das áreas de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio De Janeiro períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite.


No centro, norte e noroeste de São Paulo, o sol aparece forte e ocorrem algumas pancadas de chuva à tarde e à noite


Nas demais regiões do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, na cidade do Rio de Janeiro e no litoral sul fluminense, o sol predomina e não chove.


Alerta para temporais no interior do Espírito Santo, em Minas Gerais (exceto no Vale do Jequitinhonha e Sul de Minas), em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso, no leste do Amazonas, no Pará (exceto no noroeste do estado) , no sul do Tocantins, no noroeste do Maranhão

bottom of page