top of page

Câmara de Leopoldina instalará sistema de energia solar

A expectativa é de uma geração média de 2000 kwh/mês que proporcionará uma sensível economia nos custos com a conta de energia elétrica.


A Câmara Municipal de Leopoldina utilizará energia solar em 2021. A informação é do atual presidente do Legislativo, Waldair Barbosa Costa ao divulgar que deixará recursos em caixa para contratação de uma empresa especializada, via processo de licitação que ainda não tem data prevista. O anúncio foi feito durante a sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (14/12).


Segundo estudos técnicos, feitos a pedido do presidente, para atender à demanda de energia da Câmara, será necessária a instalação de um sistema gerador fotovoltaico On-Grid de produção de eletricidade através da conversão fotovoltaica, com uma potência de pico de aproximadamente 19,20 kWp. A expectativa é que haja uma geração média de 2000 kwh/mês.


Ao anunciar essa inovação, Waldair Barbosa Costa destacou que a Câmara Municipal terá uma economia sensível nos custos de sua conta de luz. Hoje o Legislativo gasta em média R$1.100,00 por mês com energia elétrica e o retorno desse investimento será em aproximadamente 36 meses, a partir da própria economia proporcionada na conta de luz.


Segundo o parlamentar, existem muitas vantagens do sistema de energia solar fotovoltaico, como, por exemplo, não ser poluente, não influenciar no efeito estufa e não precisar de turbinas ou gerações para produção de eletricidade.


Ele acrescentou que essa medida está respaldada pelo Tribunal de Contas da União que, por meio do Acórdão nº 1056/2017, reconhece iniciativas voltadas às práticas sustentáveis que resultam na preservação do meio ambiente.


O presidente concluiu que a utilização da energia solar será uma inovação importante, com grande impacto positivo para o meio ambiente, assim como também representará economia ao erário. Segundo ele, tal medida servirá de modelo para outras entidades públicas e privadas.


Fonte: Câmara de Leopoldina

Commenti


bottom of page