top of page

Brócolis: um aliado contra a diabetes tipo 2


Um estudo publicado pela Science Translational Medicine em 2017 mostrou que o consumo de vegetais como brócolis, repolho, couve-flor suprimem a produção de glicose a partir de células hepáticas por translocação nuclear do fator nuclear fator 2 e diminuição da expressão de enzimas chave na gliconeogênese devido a presença de um fitoquímico e antioxidante chamado Sulforafane.


Esse composto também inverteu a assinatura da doença nos fígados de animais diabéticos e a produção de glicose exagerada atenuada e a intolerância à glicose por uma proporção semelhante à da metformina. Além disso, fornecido como extrato de broto de brócolis concentrado, o sulforafano reduziu a glicemia no jejum e a hemoglobina glicada (HbA1c) em pacientes obesos com diabetes tipo 2 desregulada.


Números da diabetes no Brasil

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes. Ainda de acordo com o estudo, a taxa de incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos dez anos. Vários fatores desempenham papel importante para este crescimento em países em desenvolvimento: obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada.


Procure um nutricionista para a prescrição de um planejamento alimentar balanceado e individualizado, com variações adequadas de alimentos, assim proporcionando a melhora de marcadores bioquímicos e qualidade de vida.


Marcos Vinícius Silva

Nutricionista Clínico e Esportivo – CRN9 16384

Pós-Graduado em Nutrição Esportiva

Pós-Graduado em Nutrição Clínica e Desportiva

bottom of page