Bancos terão horários especiais de funcionamento no fim de ano; veja o que muda
- jornalzonadamataon
- 23 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Os horários de atendimento das agências bancárias sofrerão alterações durante as festas de fim de ano, conforme informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A orientação é para que os clientes fiquem atentos aos prazos de pagamento de contas, impostos e às compensações bancárias.
Nos dias 25 de dezembro, 31 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá atendimento presencial nas agências bancárias. Nesses dias, também não serão realizadas compensações bancárias, como as Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED).
O Pix, por sua vez, continuará operando normalmente, 24 horas por dia, inclusive aos feriados e finais de semana.
Atendimento na véspera de Natal
Na quarta-feira (24), véspera de Natal, o atendimento ao público será reduzido. As agências bancárias funcionarão das 9h às 11h, no horário de Brasília, conforme determinação da Febraban.
O atendimento normal será retomado na sexta-feira (26) e também nos dias 29 e 30 de dezembro, além de 2 de janeiro.
Pagamento de contas e tributos
Contas de consumo, como água, energia elétrica e telefone, com vencimento em 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, poderão ser pagas no próximo dia útil sem cobrança de multa ou juros.
Já em relação a impostos e tributos, a Febraban alerta que os pagamentos devem ser antecipados quando o vencimento coincidir com feriados ou dias sem compensação bancária, a fim de evitar penalidades. Apesar de muitos tributos já terem datas ajustadas ao calendário oficial, a recomendação é verificar os prazos e, se necessário, antecipar ou agendar o pagamento.
Uso dos canais digitais
Durante o período de recesso, a Febraban reforça a importância do uso dos canais digitais, que oferecem praticidade e segurança. Internet banking, aplicativos, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e correspondentes bancários possibilitam a realização da maioria das operações, como pagamentos, transferências e consultas de saldo.
Além disso, boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA), facilitando a organização financeira mesmo nos dias sem atendimento presencial.





Comentários